TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PÚBLICA

Exames: GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 3

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

R.: no meu ambiente profissional um exemplo de cooperação é quando todo o time age em prol da realização dos resultados, onde todos são engajados e comprometidos para a conquista das metas. Um exemplo que gera uma competição é quando o Gerente destaca/exalta determinado funcionário por ter atingido a sua meta diante de quem não conseguiu este resultado. Já o conflito surge quando apesar de todo o engajamento da equipe e do desejo de alcançar os resultados propostos, um colega de trabalho age de forma individualista sem considerar a opinião dos demais e/ou se negar a propor ajuda/trabalhar em time.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R.: acredito que não. Apesar de que todas as ações realizadas por essas Empresas refletem na coletividade. No entanto, considero que o foco dessas ações é o de suavizar/melhorar uma determinada imagem desgastada diante da sociedade. As políticas públicas têm foco para a sociedade e seu objetivo decorre da cobertura de leis que medem a capacidade das ações e a abrangência dos programas.

3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

R.: Entendo que a análise de política visa a solução dos problemas da sociedade e tem o intuito de ajudar por meio de políticas públicas eficientes. Ressalto que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e são aplicadas através de um estudo minucioso com o desenvolvimento de ações eficiente para solução dos problemas sociais.

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R.: Withinput de demanda correspondem as demandas do sistema político e o withinput de apoio correspondem aos atos que são direcionados para o sistema político ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas são formuladas.

O exemplo de withinput de demanda é o programa “Brasil Sem Miséria”, do Governo Dilma, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras. O programa tem como objetivo retirar da situação de pobreza extrema 16,2 milhões de pessoas que vivem com menos de R$ 70 por mês. O Brasil sem Miséria consiste na ampliação do programa anterior de combate à pobreza do Governo Lula.

5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

R.: Output

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com