TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ESTRATÉGIA DE INTERESSE DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS.

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ESTRATÉGIA DE INTERESSE DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  4.632 Palavras (19 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 19

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ESTRATÉGIA DE INTERESSE DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS.

Alexandre Santos Ribeiro

Luis Fernando Leite Góis

RESUMO

As organizações enfrentam novos desafios pressionados por uma legislação cada vez mais rigorosa e um crescente poder dos diversos grupos de interesse, e precisam de experientes que as auxiliem a integrar a gestão da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental em suas estratégias. O principal objetivo desse artigo é analisar a situação atual do desenvolvimento de sistemas de gestão socioambiental nas atividades desenvolvidas pelas organizações públicas e privadas. A conclusão desse artigo ousou-se identificar as claras linhas de atuação para incorporar a gestão socioambiental nas organizações. Assim, conhecer os motivos que impulsionam o desenvolvimento dos sistemas de gestão, as dificuldades vencidas e as boas práticas identificadas foram o ponto de partida das reflexões para esse estudo bibliográfico. Esse trabalho foi relevante por abordar uma temática cujas práticas são utilizadas na gestão socioambiental das organizações, e por trata-se de um assunto de grande importância social e organizacional.

Palavras-chave: Gestão; Responsabilidade; Sustentabilidade; Socioambiental.

ABSTRACT

The organizations face new challenges pressured for legislation each more rigorous time and an increasing one to be able of the diverse groups of interest, and need experienced they assist those them to integrate the management of the support and the Socioambiental responsibility in its strategies. The main objective of this article is to analyze the current situation of the development of systems of Socioambiental management in the activities developed for the organizations public and private. The conclusion of this article was dared to identify the clear lines of performance to incorporate the Socioambiental management in the organizations. Thus, to know the reasons that stimulate the development of the management systems identified the good vanquished difficulties and the practical ones was the starting point of the reflections for this bibliographical study. This work was excellent for approaching a thematic one who’s practical they are used in the Socioambiental management of the organizations, and for it is about a subject of great social and organizacional importance.

Keywords: Management. Responsibility. Support. Socioambiental

1 INTRODUÇÃO

As organizações enfrentam novos desafios (pressionadas por uma legislação cada vez mais rigorosa e um crescente poder dos diversos grupos de interesse), precisam de experiências que auxiliem a integrar a gestão da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental em suas estratégias.

Nesse contexto, parte-se do pressuposto que solução para esse agudo problema é o efetivo do aprendizado e o exercício da Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental, de forma compartilhada, pelos três setores da sociedade: o Estado (governo Estadual e Federal), o Mercado (empresas públicas e privadas) e a Sociedade Civil Organizada (cidadão).

O principal objetivo desse artigo é analisar a situação atual do desenvolvimento de sistemas de gestão socioambiental nas atividades desenvolvidas pelas organizações públicas e privadas.

Uma problemática generalizada de maior exigência para as empresas e/ou organizações públicas e privadas evoluem um universo cada vez mais saturado com normas de todo tipo, isto é, atravessado por quatro grandes pólos de normas:

1 - Normas de atividade, de produção e comerciais;

2 - Normas sociais relativas ao emprego e às condições de vida no trabalho;

3 - Normas financeiras; e

4 - Normas de qualidade e segurança.

As questões norteadoras a serem respondidas são: Quando se fala de Responsabilidade e Sustentabilidade socioambiental se remete a que? Por que a gestão socioambiental é uma questão de interesse estratégico das organizações públicas e privadas? Como capacitar profissionais nessa área administrativa: gestão da Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental nas organizações públicas e privadas? Quais são às motivações que impulsionam a implantação da gestão socioambiental? Qual é o alcance do sistema de gestão socioambiental? Quais são os entendimentos e dificuldades identificados no processo de implantação da gestão socioambiental? Como se ajusta a gestão socioambiental às necessidades da Administração de uma empresa? Quais das principais empresas brasileiras que já implantaram um sistema de gestão socioambiental?

As hipóteses de pesquisa indicam que a aplicação deste tipo de investimento pode realizar-se dentro das quatro paredes das empresas ou fora delas (interna e externamente), e as decisões de melhora passarão por observar como se é mais produtivo, mais eficiente, mais competitivo, mais rentável e não mais controlador. Esse estudo justifica-se pela necessidade das empresas modernas se atualizarem e buscarem novos diferenciais competitivo fazendo com que a administração pense sobre as novas estratégias de interesse comercial e mercadológico baseado nas novas ferramentas onde a gestão socioambiental torne-se uma engenharia diferencia o melhoramento da imagem da organização diante dos concorrentes e dos novos clientes.

A relevância do estudo encontra-se em analisar a possibilidade da Sustentabilidade e Responsabilidade socioambiental ser vantajosa administrativa e mercadologicamente para as empresas avaliando a relação entre sustentação socioambiental e as questões relativas à responsabilidade social de forma clara. Assim sendo, pretende-se conhecer nitidamente a relação na administração pública e privada com os sistemas de gestão do meio ambiente com o conceito de responsabilidade social, além dos discursos políticos, das campanhas de comunicação interna e externa.

Este estudo limita-se ao enfoque da aplicação da gestão socioambiental como importante diferencial competitivo das organizações públicas e privadas no contexto administrativo. Ou seja, o objeto do estudo é a medição, no sentido amplo do termo, qualitativo, quantitativo e financeiro da responsabilidade e sustentabilidade socioambiental das empresas.

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com