TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEstao Ambiental

Ensaios: GEstao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

Análise do Ambiente Interno

Consiste na avaliação das competências internas da organização e tem por finalidade colocar em evidência as fraquezas e qualidades da empresa, ou seja, os pontos fracos e fortes que deverão ser determinados diante da sua posição atual. Essa análise utiliza como base outras empresas do ramo de atuação, sejam elas concorrentes diretos ou apenas concorrentes em potencial.

Segundo Lobato (2003, p.59),

Entendemos que a análise do ambiente interno consiste em avaliar o funcionamento da organização, baseados nos recursos existentes e na capacidade desenvolvida internamente para gerenciar tais recursos.

Força ou Ponto Forte é a diferenciação conseguida pela empresa que pode proporcionar uma vantagem operacional no ambiente empresarial.

Destacamos os pontos fortes da empresa segundo Lobato (2003, p.64),

“A força ou ponto forte de uma organização é uma característica interna que facilita o cumprimento de sua missão e objetivos. A fraqueza ou ponto fraco é uma deficiência interna capaz de prejudicar o cumprimento de sua missão e de seus objetivos.”

Fraqueza ou Ponto Fraco é uma situação inadequada da empresa, que proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

Segundo Lobato (2003, p.64) a Fraqueza ou Ponto Fraco é uma deficiência interna capaz de prejudicar a finalização de sua missão e objetivos com êxito.

Com base nesta análise, entendemos que é de extrema importância detectar, primeiramente os recursos da empresa, para depois visualizar a situação do ambiente interno, identificando desta forma suas forças e suas fraquezas.

Conforme análise SWOT, segue abaixo, exemplos no quadro 3, sugeridos por Thompson:

Forças Fraquezas

Competências básicas em áreas-chave;

Liderança / imagem de mercado;

Posicionamento competitivo que gera barreiras à entrada de competidores;

Vantagens em custos;

Competência em inovação e produtos; Instalações obsoletas;

Problemas operacionais internos;

Atrasos na tecnologia e no processo de pesquisa e desenvolvimento;

Rede de distribuição limitada;

Capacidade de comercialização abaixo da média;

Quadro 3 – Analise SWOT (Ambiente Interno)

Fonte: (THOMPSON, 2002, p.126 apud LOBATO, 2006, p.68)

Segue abaixo o quadro 4, baseado em nossa análise de acordo com o conceito do autor, representando as forças e fraquezas, de nossa Matriz SWOT:

Forças Fraquezas

Visão inovadora;

Conhecimento intelectual;

Transparência e ética;

Capacidade técnica. Falta de tradição no mercado;

Capital baixo;

Clientes que não seguem as recomendações propostas.

Quadro 4 – Analise do Ambiente Interno na Consult Soluções

Fonte: (THOMPSON, 2002, p.126 apud LOBATO, 2006, p.68) adaptação do autor

Com essa análise do ambiente interno de nossa organização alguns pontos fortes merecem destaque, são eles:

a) A visão inovadora é uma força, porque nos faz buscar a solução para os problemas enfrentados por nossos clientes por uma ótica diferente em relação aos concorrentes mais antigos no mercado;

b) O conhecimento intelectual é a forma diferenciada de nossos funcionários por estarem sempre buscando se instruir para que tenhamos de forma satisfatória a solução dos problemas de nossos clientes;

c) Transparência e ética são fatores cruciais para nós da Consult Soluções, fazemos questão de não termos bons clientes e sim grandes parceiros, para isso usamos de toda clareza na realização de nosso trabalho;

d) Qualificação técnica é uma forma de passar segurança e confiabilidade do serviço prestado, buscando a solução dos problemas de forma clara e eficiente.

Com a análise do ambiente interno podemos observar também as principais fraquezas, são elas:

a) Falta de tradição no mercado, dificultando o ingresso no mesmo ,pois existe uma resistência natural nessa área em busca por novidades;

b) O capital baixo nos faz ter que analisar minuciosamente cada ato, cada nova decisão, pois não podemos de maneira alguma perder capital isso nos levaria direto à falência;

c) Cliente que não segue as recomendações propostas é outro fator de risco, não podemos obrigá-lo a seguir o recomendado, mostramos as soluções, cabe a ele tomá-las.

Ainda no ambiente interno podemos analisar como será a nossa participação de mercado, esta será feita através da matriz BCG.

A matriz BCG do Boston Consulting Group possibilita a análise da carteira de serviços com base em dois grandes fatores: crescimento e participação nesse mercado. Esses são dois fatores a serem aplicados de forma minuciosa, porque quando bem elaborados resultam em um quadrante de alavancagem para empresa, pois para inserção no mercado e um rápido crescimento é fundamental uma análise bem trabalhada.

Análise do Ambiente Externo

Para realizar uma melhor análise do ambiente externo, utiliza-se uma ferramenta chamada análise “SWOT”, muito eficaz na tomada de decisões, onde conseguiremos identificar as nossas oportunidades, além de prever e amenizar as possíveis ameaças.

Segundo Dornelas (2005, p.156)

Para estabelecer objetivos e metas é preciso entender o ambiente externamente. Essa análise é um dos pontos mais importantes do plano de negócios, pois mostrará se a empresa está preparada para seguir adiante enfrentando os desafios que se apresentarem e os riscos que irão correr, com seus executivos estando cientes de tudo.

A análise SWOT é fundamental em nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com