TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIAN CARLOS SOTORIVA

Artigos Científicos: GIAN CARLOS SOTORIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

RODRIGO FRIZON

FERNANDO SCARMIN

GIAN SOTORIVA

ANALISE DE MERCADO DA EMPRESA COOPERALFA DE UNIÃO DO OESTE E QUILOMBO - SC

Quilombo

2014

RODRIGO FRIZON

FERNANDO SCARMIN

GIAN SOTORIVA

ANALISE DE MERCADO DA EMPRESA COOPERALFA DE UNIÃO DO OESTE E QUILOMBO - SC

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Micro e Macro Economia, Métodos Quantitativos,Ética, Politica e Sociedade

Orientador: Regina Malassise,

Quilombo

2014

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 - CENARIO DOS SUPERMERCADOS 5

3 - PERFIL DOS CONSUMIDORES 6

4 - FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS 7

5 – CONCLUSÃO 8

6 - REFERENCIAS 9

1 - INTRODUÇÃO

O estudo mostra uma análise feita em dois mercados da rede Cooper alfas localizadas nas cidades de União do Oeste e Quilombo – SC. Visando analisar as frequentes compras de diversas faixas etárias nesses mercados, as formas de pagamentos e também mostrar quais são as mercadorias mais comercializadas por cada faixa etária, diferenciando cada produto comprado por cada uma dessas faixas, mostrando também a estrutura do mercado e qual sua área de abrangência. Em relação as compras feitas nesses supermercados será colocado alguns dados referentes a média de compra dentro de um determinado período, e também qual a frequência com que todos esses clientes vão as compras, seja elas semanais, quinzenais ou mensais.

2 - CENARIO DOS SUPERMERCADOS

Hoje ambos os mercados estão bem estruturados, com padaria açougue, tendo o necessário para a população.

Na nossa região as cidades são a grande maioria de pequeno porte não suportando grandes redes de supermercados, estes se tornariam inviáveis, sem contar que grande parte da população é de agricultores, tendo com a Cooper alfa um vinculo muito grande, pois a grande maioria são sócios vendem seus produtos para a mesma.

Segundo o Censo territorial feito em 2010 pelo Instituto de Geografia e Estatística(IBGE) o municio de União do Oeste tem uma população estimada de cerca de 2750 habitantes sendo destes......são agricultores. Já no municio de Quilombo tem um numero de 10.248 habitantes sendo destes 40% agricultores.

Em ambos os municípios os agricultores são uma grande parcela dos clientes dos supermercados, claro não sendo somente eles. Os supermercados sempre buscam ter preços atrativos e produtos de qualidade visando atender a todos, por isso a rede super alfa vem crescendo a passos largos.

Segundo a Gerente de mercado da Cooper alfa de União do Oeste com o novo prédio inaugurado em 2013, foi constatado no primeiro ano um aumento das vendas de 77% e no segundo ano de 29% que é um numero consideravelmente bom. O que de deve a isso segundo relato de clientes é que se encontram de tudo em um só lugar, produtos de higiene e limpeza, açougue, panificadora, e produtos alimentícios em geral, sendo que antes não havia tudo agrupado.

3 - PERFIL DOS CONSUMIDORES

Foi constatado que as compras feitas nos supermercados são feitas por ambas as idades e sexos, não prevalecendo alguma delas, mas em cada faixa etária conseguimos identificar consumos em determinados setores.

Vamos dividir as faixas etária de 0 a 25 anos, de 26 a 50 anos e de 50 anos acima.Na idade de 12 a 25 anos são consumidos produtos considerados como supérfluos um exemplo são as bebidas, salgadinhos. Dos 26 aos 50 anos os clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com