TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA GERAL: ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Tese: GINÁSTICA GERAL: ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Tese  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este trabalho focaliza a Ginástica Geral, como uma modalidade não competitiva em expansão no Brasil, com o objetivo de contextualizá-la e justificá-la como uma área do conhecimento da Educação Física. A partir de um aprofundamento sobre o universo da Ginástica e seus conceitos, foram analisados os campos de atuação, os conteúdos que a compõem e a estrutura da Ginástica no mundo. O presente trabalho levantou dados que possibilitaram uma nova visão da Ginástica Geral de acordo com a sua realidade no mundo, no continente americano, em nível nacional e, finalmente, no contexto acadêmico. Tomando como base a experiência de 8 anos do Grupo de Pesquisa - Grupo Ginástico Unicamp, esta tese apresenta a concepção de Ginástica Geral desenvolvida e veiculada por este grupo, a qual se fundamenta nos princípios norteadores: formação humana e capacitação, tendo como objeto de estudo a cultura corporal e como paradigma de orientação a Socialização. Este trabalho vem justificar a Ginástica Geral como uma área do conhecimento da Educação Física, amenizar a escassez de bibliografia específica nesta área no Brasil, além de oferecer uma proposta de aplicação da Ginástica Geral para a Educação Física escolar e comunitária.

GINÁSTICA GERAL:UMA ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FISICA

A Ginástica no contexto histórico da Educação Física foi consolidada a partir de preceitos utilitaristas, biologicistas e tecnicistas disseminados pelos métodos, sistemas, escolas ginásticas européias nos fins dos século XVIII e início do século XIX.

Nestes parâmetros a ginástica foi se constituindo na sociedade como prática elitizada em duas perspectivas:Na prática competitiva (sobressaindo os ginastas mais plásticos, fortes, flexíveis, ágeis, dentro de um parâmetro de ápice da performance) e na prática das academias (onde a maioria da população não possui recursos financeiros para pagar esta prática cujo principal objetivo é atender um padrão de corpo perfeito vendido pela mídia como arquétipo de felicidade).No âmbito escolar onde esta prática deveria ser abordada numa perspectiva crítica e de integração muitas vezes os professores de Educação Física negam essa experiência aos seus alunos alegando falta de conhecimento acerca do assunto, falta de equipamentos e de materiais, tais como, colchões, barras, traves, arcos, bolas em dimensões oficiais e espaços necessários para desenvolverem este conteúdo da Cultura Corporal. Assim, a Ginástica Geral (GG) ou Ginástica para Todos surge como uma opção contrária a essas modalidades gênicas de caráter competitivo ou de culto ao corpo.A GG pode proporcionar além do divertimento e da satisfação provocada pela própria atividade o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e da participação, a apreensão dos alunos das inúmeras interpretações da ginástica, a busca de novos significados e possibilidades de expressão gênica.

É então uma proposta de amplitude da Ginástica a fim de que se possa permitir a todos a possibilidade de sentir prazer pela prática de uma modalidade plasticamente bela, com musicalidade e expressão, e que permite o desenvolvimento da criatividade e da socialização, reforça o caráter do prazer presente na proposta da GG e amplia essa prática na perspectiva do respeito as características e as manifestações socioculturais de seu povo.

Os objetivos da GG são: oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentais nas atividades gênicas; integrar várias possibilidades de manifestações corporais as atividades gênicas; oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com os outros; oportunizar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes; manter e desenvolver o bem-estar dos praticantes.

Assim, a GG se apropria da Ginástica, da Dança, dos Jogos, do Teatro, do Circo, do Folclore, dentre outros, através de atividades livres e criativas. O propósito é então o de recuperar a liberdade da arte da Ginástica e da expressividade. Refletir sobre a contribuição da GG para a Educação Física e, em especial, para a formação acadêmica dessa área se faz então necessário.

O conteúdo GG deve ser entendido e sistematizado na formação acadêmica dentro da articulação teoria e prática. Esta articulação ocorre na dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão. O ensino entendido com fundamentos teóricos e metodológicos; a pesquisa enquanto produção do conhecimento e perspectiva de diálogo com a realidade e a extensão enquanto momento privilegiado de intervenção social. Ao buscarmos essa relação indissociável entendemos então que a formação deve ter uma relação íntima na construção do conhecimento e do feedback entre as partes envolvidas. Nesta perspectiva propõe-se uma prática de GG embasada na Teoria Crítica em que o ser humano seja visto e entendido como um ser total que pensa, que sente e que age. O objetivo é proporcionar aos alunos a experimentação e a compreensão do corpo bio-psico-sócio-cultural, cujo movimento é contextualizado e possui significado na construção das coreografias.

O movimento corporal é tematizado e, desta forma, a expressão corporal passa a ser objeto de estudo, pesquisa e extensão. Como estudiosos, praticantes, amantes da GG podemos afirmar que por meio dela sentimos o corpo no meio em que vivemos, no mundo em que estamos inseridos. Pensando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com