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COMPETÊNCIA GERAL: Identificar relações entre conhecimento científico

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

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                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Escola SESI[pic 1]

Reitor Miguel Calmon

Plano de Curso / Unidade 2016

DISCIPLINA: CTec – Ciência e Tecnologia

ANO/SÉRIE:

CARGA HORÁRIA ANUAL: 80h

PROFESSOR (A): Ademilton Santos

                   

COMPETÊNCIA GERAL:

  Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     EIXOS TEMÁTICOS:

Tecnologia e Sociedade // Responsabilidade social // Valores( Convivência Social) // Informação e comunicação.

                 

TEMA DO ANO:

I UNIDADE

Capacidades conceituais, procedimentais e atitudinais

Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

Recursos

Conhecer a História e Filosofia da ciência, tecnologia e robótica;

Aplicar a convivência social;

Iniciar o aprendizado aos conceitos tecnológicos;

Construir um robô chutador.

Utilizar o ícone de motor do software de programação do EV3.

Programar o robô para que ele controle a direção e a intensidade do chute.

Compreender os comandos do bloco de programação de tempo.

Construir uma cesta contadora.

Utilizar o ícone de sensor de toque do software de programação do EV3.

Programar para que a cesta contabilize a quantidade de pontos e mostre-a no visor do EV3.

Construir um robô que se desloque mantendo uma

superfície para transporte de pequenas cargas na

posição horizontal.

Utilizar o ícone do sensor giroscópio do software

de programação do EV3.

Ampliar os conhecimentos sobre o sensor giroscópio.

Programar o robô para que estabilize uma superfície na posição horizontal movimentando-se em um plano inclinado.

História e Filosofia da ciência, tecnologia e robótica;

Aplicação da convivência social;

Conceitos tecnológicos:

  • Engrenagem
  • Alavancas
  • Rodas e Eixos
  • Polias e Roldanas
  • Caixa de Redução
  • Estruturas

Robô Chutador:

  • Lógica (programação).
  • Alavancas (torque, força e ponto de apoio).
  • Unidades de medida

Cesta contadora:

  • Lógica (programação).
  •  Práticas esportivas.

Steadirobot:

  • Ângulos e medida de ângulos.
  • Lógica (programação).

Papel ofício

Maletas,

Quadro branco,

Piloto

Livro didático,

Data show,

Vídeo,

Isopor,

Tinta guache,

Pincel

Tesoura,

Fita adesiva

Dupla face

Cola,

 Colar de isopor

Internet

Computador

Maleta Lego 9797

Maleta Lego 45544

Garrafa Pet

...

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