TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GINÁSTICA LABORAL E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  16/10/2016  •  Monografia  •  12.401 Palavras (50 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 50

Universidade Estácio de Sá[pic 1]

A GINÁSTICA LABORAL E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Rio de Janeiro

2015

A GINÁSTICA LABORAL E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro de Produção. Orientadores, Prof. Me. Ivan da Cunha Santos e Profª Dra. Sandra Maria dos Santos Ramos.

Rio de Janeiro

2015

[pic 2]

ALMEIDA, Ketullen Ribeiro; MARINHO, Thayany Rocha; SILVA, Vitor Pinheiro. A Ginástica Laboral e a Qualidade de Vida no Trabalho na Construção Civil. Orientadores, Prof. Me. Ivan da Cunha Santos e Profª Dra. Sandra Maria dos Santos Ramos. Rio de Janeiro. Universidade Estácio de Sá, 2015. 54 fl. Monografia de conclusão de curso.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________

Professora  

Universidade Estácio de Sá- Santa Cruz

________________________________________________

Professor  Me.

Universidade Estácio de Sá- Santa Cruz

________________________________________________

Professor  

        DEDICATÓRIA[pic 3]

Para nossos familiares e amigos... por mais uma etapa vencida.

AGRADECIMENTO[pic 4]

Lemos em algum lugar que agradecer faz bem ao coração. Então, decidimos preencher esta folha sem citar nomes para não corrermos o risco de esquecermos alguém e  magoar algum coração ou alguns corações, por isso, decidimos agradecer a todos e todas que de alguma forma contribuíram com algum sentimento que experienciamos e experimentamos:

Pelo sentimento de cumprimento de mais uma etapa da minha, agradecemos ao tempo e a vida por terem nos  permitido chegar até aqui e os agradecemos ainda mais pela sensação de que tudo se reinicia neste momento.

Em especial agradecemos aos professores que nos proporcionaram tamanho conhecimento.  Aos colegas de curso que foram nosso apoio nos momentos de dificuldade.

E por último, queremos agradecer aos  nossos  orientadores professores  Ivan da Cunha Santos e Sandra Maria dos Santos Ramos, que nos auxiliaram com seus imensos  conhecimentos.

Nossas palavras não são o suficiente para descrevermos  nossa alegria e gratidão.

Nossos mais profundo e sincero muito obrigado a todos!!!

[pic 5]

[pic 6]

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade que daqui pra diante vai ser diferente”


(Carlos Drummond de Andrade)

RESUMO[pic 7]

Este estudo apresenta uma proposta dos benefícios da ginástica laboral. O aparecimento da por Esforço Repetitivo/ Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho leva a prejuízos para estas empresas como diminuição da produtividade, gastos com afastamentos e contratação de nova mão de obra devido ao afastamento do colaborador.  Diante do exposto, o estudo será delimitado para e a qualidade de vida no trabalho e o emprego da ginástica laboral aplicada em uma  obra localizada na  Zona Oeste da  cidade do Rio de Janeiro. A relevância se dá pelo fato do mesmo buscar um entendimento sobre reconhecimento e valorização da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT. Desta forma apresenta-se a  importância para a empresa, pois a implantação do programa de ginástica laboral ajudará na redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante aos funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade. Assim, o estudo apresenta-se como um campo de prática de fundamental importância no ambiente de trabalho, pois atua como uma medida preventiva e terapêutica na saúde e, como consequência, trazendo importantes benefícios para as empresas.

Palavras-Chave : Ginástica Laboral ; Qualidade de Vida ; Construção Civil.

ABSTRACT[pic 8]

This study presents a proposal of the benefits of gymnastics. The appearance of Repetitive Strain / Work Related Musculoskeletal Disorders leads to losses for these companies as decreased productivity, absenteeism spending and hiring new labor due to the remoteness of the employee. In this light, the study shall be limited to and quality of working life and the use of gymnastics applied to a work located in the West Zone of the city of Rio de Janeiro. The relevance is partly because of it seek an understanding of recognition and appreciation of gymnastics in preventing RSI / MSDs. In this way shows the importance to the company, for the implementation of workplace exercise program will help in reducing costs for medical reasons, accidents and injuries, improving the image of the institution to employees and society as well as increase productivity and quality. Thus, the study presents itself as a practice field of fundamental importance in the workplace because it acts as a preventative measure and treatment in health and, consequently, bringing important benefits for businesses.

Keywords: Gymnastics; Quality of life ; Construction.

        [pic 9]

SIGLAS[pic 10]

DORT- Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho

INSS- Instituto Nacional de Seguridade Social

LER- Lesão por Esforço Repetitivo

SUMÁRIO[pic 11]

CAPÍTULO I- INTRODUÇÃO        

1.1 INTRODUÇÃO        

1.2 OBJETIVO GERAL        

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.4 JUSTIFICATIVA        

1.5 METODOLOGIA        

1.5.1  TIPO DE LINGUAGEM        

1.5.2 COLETA DE DADOS        

1.5.3 LIMITAÇÕES DA PESQUISA        

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.1 Kb)   pdf (644.9 Kb)   docx (259.8 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com