TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente físico pode alterar a qualidade de vida no trabalho

Por:   •  16/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

Pretende-se, com este trabalho, refletir sobre como  ambiente físico pode alterar a qualidade de vida no trabalho. Visto que o crescimento de empresas no Brasil é crescente e o ambiente físico do trabalho é tido hoje  como um dos  principais agente para o desenvolvimento de processos produtivos, é a base onde a empresa e os empregados atinjam os seus objetivos comuns. 

Segundo Vasconcelos (2001)

“O ambiente é o canteiro onde irão germinar as sementes da boa convivência, onde proliferarão boas idéias, e onde o crescimento mútuo acontecerá naturalmente”.

É fundamental, portanto, um planejamento QVT na empresa, definindo claramente quais os objetivos a serem alcançados e o nível de comprometimento que a organização está disposta a empenhar. E Propiciar um ambiente físico adequado à realização das atividades produtivas dispõe ao empregado  melhor qualidade de vida, visto que, que quando posto em condições de trabalho apropriadas, o trabalho fluir favoravelmente. 

Como afirma  Chiavenato (2004 )

“Que a eficiência do processo não depende apenas do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições de trabalho que garantam o bem estar físico do trabalhador e a diminuição da fadiga”.        

                                                                                                                                                

Um dos fatores que são elencados como possíveis causadores insatisfação no ambiente físico no trabalho são doenças ocupacionais que causam fadiga, estresse, erros , acidentes, doenças patológicas .Pois um ambiente de trabalho sem iluminação, ventilação, com ruídos, vibrações e etc... São fatores que interferem de maneira negativa no rendimento do trabalho e na qualidade de vida do empregado de forma direta e indireta, provocando reações fisiológicas prejudiciais ao organismo, com perda de produtividade.

Para França (1997)

“A qualidade de vida é o conjunto de ações de uma empresa, que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho, isso ocorre pela evolução da qualidade total, sendo o último elo da cadeia”.

É impossível falar qualidade no trabalho sem abranger à qualidade de vida das pessoas no trabalho. Com condições adequadas prevalecentes no ambiente físico de trabalho, envolvendo a jornada e carga de trabalho, materiais e equipamentos disponibilizados para a execução das tarefas e ambiente saudável. Faz-se necessário investimento no ambiente físico para que os empregados sejam estimulados no desempenho de suas funções e contribuam em  resultados produtivos, que favorecem o andamento do processo empresarial, proporcionando ao indivíduo maior resistência a danos à saúde física, psicológica e cognitiva.

 Diante das abordagens de Vasconcelos, Chiavenato e França é possível perceber que os autores apontam possibilidades de uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Quando os mesmos têm salários dignos, respeito aos direitos, possibilidade de aperfeiçoamento e crescimento profissional, dentre outros, esses aspectos são apontados como essenciais na melhoria das condições de trabalho. Nos dias atuais com a globalização, muitas empresas têm buscado incorporar programas padronizados de Qualidade de Vida no Trabalho QVT de forma imediatista, porém sem planejamento estratégico e os devidos investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com