TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gas Mostarda

Casos: Gas Mostarda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Guerra Química é uma guerra que utiliza de propriedades toxicas de substâncias químicas como arma, a fins de destruição em massa.

As chamadas armas químicas são armas não convencionais e também diferentes das nucleares, pois não necessariamente ocorre explosão como efeito. Elas podem ser facilmente espalhadas em forma gasosa, liquida ou sólida; são substâncias voláteis, ou seja, que tem facilidade de passar do estado liquido para o gasoso. Esse tipo de munição é comumente encontrado em lugares de confronto ou em manifestos, as quais são utilizadas por autoridades para conter a multidão.

Um exemplo pouco conhecido de arma química é o gás mostarda, uma substância bastante prejudicial, que tem como efeitos irritação nos olhos e feridas na pele. Além disso, quando inalada pode até causar a morte por asfixia.

Esse gás foi usado na Primeira Guerra Mundial, inclusive, e atualmente está liberado apenas para fins guerreais; as chamadas Guerras Químicas.

2. HISTORIA DO GÁS MOSTARDA

A primeira utilização ocorreu em 12 de junho de 1917, em um ataque alemão contra as tropas britânicas nas trincheiras de Ypres, Bélgica. Alguns meses após o primeiro ataque, ambos os lados estavam utilizando o agente mostarda.

Sua introdução ocorreu no último ano da I Guerra e provocou 70% da vitimização por armas químicas, os outros 30% foram causadas por cloro e fosgênio. Foram 180.983 os soldados britânicos vítimas da guerra química, dos quais 160.970 (88,5%) devido à exposição ao agente mostarda e, destes, 4.167 (2,65%) morreram.

Entre os soldados americanos, 36.765 foram vitimados devido à exposição aos agentes químicos de guerra, 27.771 (75%) o foram devido à exposição ao agente mostarda. Durante a II Guerra Mundial não ocorreu o emprego do agente mostarda, no entanto, em dezembro 1943, ocorreu um ataque alemão a um navio americano carregado de agente mostarda, produzindo 617 vítimas. Durante a Guerra Irã-Iraque, estima-se que o agente mostarda tenha ocasionado em torno de 45.000 vítimas.

3. GÁS MOSTARDA

Gás mostarda é o nome comum dado ao 1,1-tio-bis-2-cloroetano, uma substância conhecida pelo seu uso como arma química, também conhecida como ipirita, é representada pela formula química C4H8Cl2S, é um liquido oleoso em temperatura ambiente, no seu estado puro é incolor e inodoro, na forma impura é amarelo e possui um odor característico que lembra muito o da mostarda, apresenta um ponto de fusão de 13ºC, ponto de ebulição 216ºC e densidade 1,27 g/ml, é insolúvel em agua e solúvel em lipídios e em solventes orgânicos, como álcool, éter e benzeno.

O gás mostarda foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie, a partir da reação da reação entre etileno e SCl2. Guthrie notou os efeitos tóxicos da substância na sua própria pele.

O gás mostarda é pouco solúvel em água, o que dificulta sua remoção nas vítimas, já que a substância penetra na pele e pode concentrar-se no tecido adiposo (sob a pele). Porém, o gás mostarda reage com a água dos tecidos (hidrólise) em processo que envolve um cátion sulfônico cíclico altamente reativo, formando ácido clorídrico e 1,4-tioxano, dois produtos irritantes que originam as bolhas de queimadura.

Apesar da facilidade de hidrólise do gás mostarda, é capaz de durar dezenas de anos sob a forma sólida. Em ambientes com pouca água a hidrólise ocorre parcialmente, originando sais de sulfônico estáveis, não reativos, os quais formam uma camada protetora ao redor do material, retardando a hidrólise.

4. CONSEQUENCIAS DO CONTAO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com