TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasoduto De Uberaba

Artigo: Gasoduto De Uberaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem o escopo de estudar uma destinação otmizada do gás natural, a ser implantado e distribuído ao longo do trecho existente entre as cidades de Betim-MG e Uberaba-MG. A otimização proposta é realizada em função da demanda existente e das melhores formas de aplicação do gás natural, em termos de usos finais, tendo como fundamento o mercado existente.

Tomamos como hipótese que o gasoduto ainda é apenas um projeto e que demanda uma série de interesses políticos por isso não podemos afirmar ser um projeto imutável. Sendo assim, nosso interesse passa a analisar apenas os melhores usos para o gás natural e quais as vantegens econômicas geradas com sua implantação, dentro da realidade da matriz energética do Estado de Minas Gerais e suas cidades.

É sabido que o gás natural é um excelente combustível, não somente em termos de eficiência energética, mas também sob a óptica ambiental e tem uma significativa variedade de aplicações para as interações sob a forma de calor e trabalho, sem se considerar a possibilidade de utiliza-lo como matéria-prima para a indústria petroquímica e de fertilizantes. Impede informar ainda sobre o uso do gás natural como combustível, tanto na geração de vapor, como no aquecimento de fornos e de processos industriais de uma maneira geral, combustível de veículos, aquecimentos residenciais e na cocção de alimentos.

No Brasil, o uso do gás natural já é uma realidade prática, mais comum em pólos industriais heterogêneos e petroquímicos, tais como os polos de Cubatão e Camaçari.

A proposta para viabilizar a chegada do gás natural até Uberaba, no Triângulo Mineiro, viabilizará também a implantação de uma fábrica de amônia pela Petrobrás. As quatro empresas envolvidas no projeto – Petrobras, Cemig, Gaspetro e Gasmig, decidiram pelo trajeto do gasoduto, que partirá de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e percorrerá 457 km até chegar a Uberaba.

O gasoduto terá capacidade inicial para transportar 3 milhões de metros/cúbicos/dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em implantação, em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região. A previsão inicial é de que a obra esteja concluída até m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com