TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instalação Da Mafra Em Uberaba

Trabalho Universitário: A Instalação Da Mafra Em Uberaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

A INSTALAÇÃO DA MAFRA EM UBERABA

Resumo

A instalação da Mafra em Uberaba. O Grupo Mafra, indústria hospitalar, com sede em Ribeirão Preto instalou em Uberaba sua indústria de fraldas descartáveis apresentando um quadro de vantagens para seus negócios e gerando para a cidade um crescimento de empregos, impactos em sua lucratividade e consolidando seu nome cada vez mais no mercado atual.

Através da palestra com o senhor Oldair foi possível identificar as principais vantagens e dificuldades que o Grupo teve com a instalação de uma filial na cidade e com isso propor soluções que podem trazer benefícios para a organização. Através deste trabalho foi possível a nós, gestoras, ter um conhecimento apurado sobre a Análise Ambiental e suas inúmeras vantagens ao utilizá-las, é com esta ferramenta que foi possível analisar as vantagens e desvantagens da empresa assim como seus riscos e oportunidades no mercado atual.

Palavras-chave: Mafra, competitividade, vantagem, desafios, Análise.

Introdução

O Grupo Mafra é uma empresa hospitalar responsável pela fabricação de diversos produtos na área da saúde como medicamentos e fraldas descartáveis. O Grupo possui sua sede em Ribeirão Preto e suas filiais localizam-se em Catalão, Londrina, São Paulo e agora, em Uberaba responsável pela fabricação de fraldas para crianças e idosos.

A empresa é um nome forte no mercado e os seus valores são fundamentais para que esse crescimento ocorra como: ética, agilidade, relacionamento, simplicidade, qualidade, compromisso e profissionalismo. Sua missão e visão tem um grande posicionamento na empresa o que também ajuda para torná-la próspera no mundo dos negócios.

O projeto da empresa em Uberaba é fabricar 70.000.000 de fraldas e como o senhor Oldair nos disse o principal motivo que a Mafra construiu uma filial na cidade era o terreno localizado no Distrito Industrial 2, tendo assim, instalado aqui um centro de distribuição. Inicialmente a empresa conta com as áreas administrativas fiscais, contábil, RH, PCP e controle de processos.

Problematização

Segundo Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1995), competitividade é definida como a capacidade do gestor empresarial em formular e implementar estratégias que proporcionem à empresa o aumento ou a manutenção, de maneira duradoura, de uma posição sustentável no mercado. Para as organizações sustentarem-se em um mercado competitivo, precisam conhecer o ambiente onde estão inseridas, e formular estratégias, para isso os gestores devem ter o conhecimento da Análise Ambiental e de ferramentas necessárias para usá-las. Segundo Kotler (1996, p. 142), muitas empresas não consideram as mudanças ambientais como oportunidades de negócio, ignoram ou resistem a elas até quando isso for muito tarde.

Analisando a empresa Mafra em Uberaba temos o conhecimento de que o principal motivo para a organização ter se instalado na cidade foi o terreno no Distrito Industrial 2 e vemos que suas principais vantagens competitivas são: logística privilegiada, agilidade e baixo custo na importação de matérias-primas, pacote de benefícios fiscais fechado com o governo do Estado de Minas Gerais, infraestrutura completa e planta integrada, volume de vendas significativo junto ao mercado hospitalar, capacidade financeira e de investimentos do grupo em novas tecnologias e através da inovação traz benefícios aos seus negócios.

Como uma filial nova traz também algumas dificuldades iniciais, estas estão listadas a seguir: busca de mão-de-obra técnica qualificada, contratação e treinamento de mão-de-obra nas linhas de produção, identificar e preparar lideranças de vendas e culturas de regiões diferentes, o que contribui para algumas dificuldades surgirem em seu dia-a-dia.

Feita esta análise, fica claro que todos estes fatores podem ajudar a comprometer o negócio na cidade caso não seja feito um trabalho específico sobre eles, pois a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada pode dificultar seu processo produtivo gerando um impacto consequentemente em sua logística. A empresa tem que estar ciente que os seus produtos são voltados para a classe C e D e com isso, seus preços devem estar compatíveis com o mercado mas também ter como meta sua qualidade.

Proposições de Ações Estratégicas

Feita a análise ambiental e detectado suas principais vantagens, desvantagens e o seu impacto no mercado devemos propor ações estratégicas para a empresa continuar a ter um posicionamento forte em seus negócios e estar à frente de suas concorrentes.

A principal dificuldade da empresa em Uberaba está sendo em conseguir profissionais qualificados para trabalhar em suas máquinas e equipamentos, o que pode acarretar problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com