TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasolina

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

GASOLINA

A gasolina é obtida a partir do refino do petróleo, cuja composição é, basicamente, uma mistura de hidrocarbonetos, composto por átomos de carbono e hidrogênio. A cadeia carbônica da gasolina é feita, na maioria das vezes, de no mínimo 4 átomos de carbono e no máximo 12. O motivo pelo qual as propriedades e comportamentos das gasolinas se diferem é graças ao tamanho da cadeia. Porém, nem todas as gasolinas possuem apenas C e H em sua composição. Algumas delas chegam a conter também, mesmo que em menor parte, átomos de nitrogênio, enxofre, metais e oxigênio, entre outros.

Os processos de refinamento para a produção da gasolina são extensos, que passa de algo mais simples até processos mais complexos. Por início, tem-se a destilação que é simples e fácil nesse ponto inicial do refinamento, já que temos vários componentes do petróleo com diferentes tamanhos, pesos e temperaturas de ebulição, então isso passa a ser essencial. E, por conta das diferentes temperaturas de ebulição, os componentes são facilmente separados por destilação fracionada.

Primeiramente deve-se aquecer a mistura com duas ou mais substâncias líquidas, cujos pontos de ebulição sejam diferentes em altas temperaturas. Para aquecer, usa-se o vapor de alta pressão para temperaturas que sejam próximas de 600ºC. Assim, a mistura entra em ebulição e forma vapor. Grande parte das substâncias passa para a fase gasosa.

O vapor entra no fundo da coluna de destilação fracionada, cheia de bandejas ou placas.

Essas bandejas ou placas:

 Possuem muitas passagens ou proteções para bolhas a fim de permitir a passagem do vapor;

 As placas aumentam o tempo de contato entre o vapor e os líquidos na coluna;

 Ajudam a coletar os líquidos que se formam nos diferentes pontos da coluna;

 Há uma diferença de temperatura pela coluna (mais quente embaixo, mais frio em cima), conforme o vapor sobe pelas placas da coluna, ele esfria.

Quando uma substância na forma de vapor atinge uma altura em que a temperatura da coluna é igual ao ponto de ebulição da substância, ela condensa e forma um líquido. Quanto menor o ponto de ebulição, mais próximo do topo da coluna a substância é condensada. Já as substâncias com pontos de ebulição maiores são condensadas em partes inferiores da coluna.

Após as frações líquidas serem recolhidas, elas passam por condensadores onde serão resfriadas ainda mais, e depois ir para tanques de armazenamento. Além disso, elas também vão para outras áreas para passar por outros processos químicos, térmicos ou catalíticos.

As frações podem ser transformadas usando quatro métodos:

1. Craqueamento: Dividindo grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores;

2. Reforma: Combinando pedaços menores para criar outros maiores. Este processo utiliza um catalisador para que a nafta seja transformada em compostos aromáticos usados em produtos químicos e até na gasolina;

3. Alquilação: Rearranjando vários pedaços para fazer os hidrocarbonetos desejados. Já este método também usa um catalisador, porém diferente do usado na reforma, pois o catalisador deste processo tem relação com a remoção de impureza de muitos produtos do petróleo;

4. Coqueamento: Resíduos da destilação de petróleo, principalmente Resíduo de Vácuo, com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com