TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Pesquisas Acadêmicas: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

NIQUELÂNDIA

2013

APARECIDA ABADIA DE SOUZA MIRANDA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GestãoEscolar

Relatorio de estagio em gestão dos espaços educativos

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Vania Cristina dos Santos

Tutor de sala: Marcela

NIQUELÂNDIA

2013

1 INTRODUÇÃO

O relatório a seguir corresponde ao Estágio I , voltado às atividades desenvolvidas dentro da escola quanto a Gestão Escolar e os trabalhos executados pelo Orientador e Supervisor escolar. O mesmo foi realizado na Escola municipal Manoel Rodrigues Tomás, um bairro de comunidade carente, onde as pessoas envolvidas no processo de ensino desta escola como: alunos, professores, supervisores, diretores e funcionários em geral não têm medido esforços para que de fato a educação aconteça.

Durante este estágio orientado pela tutoria da UNopar com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de seus acadêmicos no curso de Pedagogia, observamos o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar para área em que pretendo atuar.

A rotina escolar, expressa, através das suas dificuldades e das suas atividades realizadas com êxito, contribuições necessárias e essenciais para minha formação. É através desse contato com a instituição e com todos que fazem parte da mesma, que podemos constatar teorias estudas e constatar possíveis contradições entre teoria e pratica. O que é crucial e precisa ser detectado, pois primeiramente voltado ao nosso objetivo de estágio, somará para o nosso crescimento acadêmico e segundo voltado para a escola que nos recebeu de forma profissional e que com certeza aceitará e estarão abertas as contribuições analisadas e fundamentadas.

2 CARACTERISTICAS DA INSTITUIÇÃO

Na área interna a estrutura que atende a uma clientela aproximada de mil e trezentos alunos, não é completa e nem suficiente para todos. A qual está distribuída em quatro turnos com 11 turmas pela manhã, 11 turmas no intermediário, 11 turmas pela tarde e a noite.

A escola possui oito dependências, 11 salas de aula, um banheiro masculino e um banheiro feminino para os alunos, dois banheiros para funcionários e as dependências refere-se a uma secretaria, sala dos professores e uma sala para direção, vice-direção e supervisão, uma sala de leitura com um limitado acervo bibliográfico, a maioria voltado à literatura infantil, uma sala de informática com número insuficiente de computadores, uma pequena cozinha, três depósitos, sendo dois de alimentos e outro com alguns materiais, um pátio coberto, porém com uma área também insuficiente para acomodar e desenvolver atividades para alunos de um único turno.

A atual estrutura da escola já não é suficiente para sua clientela. O que se percebe é que a escola foi construída para atender a uma quantidade pequena de alunos, já que na data de sua construção. Não existiam os novos bairros e invasões próximos à mesma, que é recorrente do aumento populacional já tão bem conhecido pelos moradores antigos da cidade. Em contra partida verifica-se também o descaso dos governantes com a situação, pois hoje no quesito estrutura a escola deixa a desejar, não só na falta de espaço nas dependências, mas também na qualidade da construção e de materiais como carteiras, lousas, lâmpadas, ventiladores e alguns materiais pedagógicos. O curioso é o grande espaço existente na escola em área descoberta, o qual é utilizado pelos alunos e professores para fazer recreação, (torneios) aulas de Educação Física ou simplesmente usado na hora da entrada, recreio e saída para os mesmos correrem à vontade.

São desconfortáveis algumas situações para as crianças e que é impossível de não se notar, tais como: lanchar em pé ou pelos cantos com a vasilha nas mãos, não ter espaço coberto para brincar na hora do recreio e ter que ficar ao sol, carteiras inadequadas, salas sem iluminação e ventilação insuficiente. Faltam livros para os alunos, pois a maioria não tem o livro didático de direito doado pelo MEC e não tem acervo bibliográfico para pesquisa dos alunos.

Contudo vale ressaltar que os professores e funcionários têm acesso a internet banda larga para pesquisa, o que é muito importante principalmente para o educador que poderá pesquisar assuntos atuais sobre as disciplinas que lecionam, possui também um data show que pode ser um instrumento de grande valor quando bem utilizado na inovação das aulas acompanhando assim os avanços tecnológicos que tanto atraem crianças, jovens e adultos.

O corpo técnico-administrativo que assumiu esse ano tem buscado alternativas possíveis para os avanços no aspecto pedagógico, bem como a administração da política educacional numa busca constante pela interação entre todos que compõe a comunidade escolar. Para isso assumem suas funções de acordo com as disposições das mesmas, assumem papéis distintos na falta de alguns profissionais relevantes para o bom andamento do processo educativo.

O corpo técnico-administrativo é composto por uma diretora com formação superior e cursando complementação em Pedagogia, um vice-diretor com formação superior e cursando complementação em Pedagogia, um supervisor capacitado para a função com Pedagogia e uma supervisora também com formação superior.

A supervisão exerce função fundamental dentro da escola no que diz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com