TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Ensaios: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  278 Visualizações

Gêneros textuais são textos comunicativos e recorrentes, que são encontrados em nosso cotidiano, ou seja, são textos escritos e orais produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

São amplos os tipos de gêneros existentes, podendo ser citados alguns deles. Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital do concurso, piada conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Como já foi dito antes eles fazem parte da nossa vida diária, quando vamos ao shopping , ao supermercado, à escola, nas ruas e em muitos outros lugares. Mas, nem sempre paramos para analisá-los, considerando as características que eles possuem.

Muitas são as intenções dos gêneros textuais e muitos são os interlocutores a qual cada texto destina-se, sendo assim os gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos que tenham relações comuns com a linguagem e ao conteúdo propriamente dito.

O gênero textual do agrupamento ao narrar, inclui textos orais e escritose o domínio

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com