TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geovan TCC

Casos: Geovan TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  8.178 Palavras (33 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 33

1 INTRODUÇÃO

O presente Trabalho, visa esclarecer aos colaboradores, lideres, gestores, enfim, todos que estão interligados e fazem parte do mundo empresarial, quais os reais motivos que estimulam o ser humano a exercerem determinadas funções dentro de uma organização. Com definições e visões de alguns autores, os tipos de motivações que cada um podem estarem inseridos, fazendo compreender a importância, e o gestor por sua vez, procurar resoluções das situações encontradas, procurando saber lidar com diferentes características de seus liderados.

Inicia-se com alguns conceitos e ideias relacionadas ao assunto, que é de fundamental importância, para compreendermos as influências, a partir de um desejo, ou seja, de um esforço individual ou coletivo, num ambiente externo ou interno das empresas.

Abordaremos a respeito de lideranças dentro de uma organização, tema este, bastante observado e discutido por diversas empresas, pois os profissionais necessitam de um aprendizado teórico, de nível elevado, juntamente com os conhecimentos práticos, para facilitar o alcance do sucesso nos negócios. Veremos a rapidez dos acontecimentos, as demandas de mercado e os variados fatores envolvidos, as empresas trabalhando estrategicamente cada vez mais, na valorização do líder, peça principal e responsável pelo o impulso empresarial.

2 O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO?

A motivação é algo muito complexo dentro de cada ser humano, porque não pode ser vista, ouvida ou tocada, somente podemos julgar quão motivada está uma pessoa mediante a observação de seu comportamento, é a disposição que o ser humano tem de exercer uma determinada condição dentro de uma organização, levando em consideração que cada um tem suas preferências, intensidade de esforços, persistência, traços de personalidade e processos motivacionais distintos. A motivação relaciona-se com o sistema cognitivo, ou seja, com aquilo que o indivíduo conhece de si ou do ambiente, incluindo os valores pessoais, as influências físicas e sociais recebidas, as experiências vivenciadas e as suas necessidades. Todos os atos dos indivíduos são movidos, guiados pelas suas crenças e pensamentos, sejam conscientes ou não. De acordo com MAXIMIANO, 2006.

“A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano. De vez em quando o motor fica em ponto morto ou para de funcionar e a pessoa fica desmotivada”. (MAXIMIANO, 2006, p. 147).

Compreende-se que quando o ser humano está desmotivado, a ação é tensa, sem dúvida a produção do mesmo dentro da organização cairá significativamente, cada indivíduo possui necessidades específicas. Já os satisfeitos são estimulados e os resultados são alcançados de maneira satisfatório, momentaneamente, e assim buscando novos desafios.

Quando se fala em motivação, há que se falar, antes de tudo, daquilo que esta social e/ou psicologicamente relacionado com o que motiva alguém. Atualmente o mercado tem se apresentado cada vez mais exigente e competitivo, pressionado fortemente às organizações por constantes mudanças de natureza econômica, social e tecnológica, mudanças essas essenciais para o seu desenvolvimento, como explica Kondo, (1994).

[...] qualquer que seja o trabalho que estejamos considerando, motivar as pessoas que estão envolvidas, é uma das mais importantes políticas e condição fundamental para que possamos atingir nossos objetivos – de fato, isso é indispensável. Nós sabemos que se as pessoas envolvidas numa tarefa estiverem suficientemente motivadas, elas conseguirão superar quaisquer tipos de dificuldades. (KONDO, 1994, p. 3).

A motivação é um dos temas de grande relevância neste contexto. As organizações necessitam entender os mecanismos que geram motivação e devem procurar meios eficazes de colocá-los em prática, pois um dos seus maiores diferenciais é o capital humano.

No mundo globalizado em que estamos inseridos, as organizações precisam ter pessoas qualificadas e motivadas para o trabalho e entender que o comportamento humano nas empresas é vital, uma vez que este fator está intrinsecamente vinculado a toda tarefa realizada na empresa. Hoje para que as empresas sobrevivam em meio à alta competitividade é necessário investir continuamente na qualidade dos seus produtos, serviços e acima de tudo na qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores.

Outro grande desafio dos gestores é estar presente no mercado, devido à concorrência de alto nível. Neste paradigma há cada vez mais a necessidade constante de buscar novas ferramentas de gestão, de modo a garantir a diferenciação e competitividade através do conhecimento. O pensamento empreendedor exige do gestor uma visão multifuncional e integrada da organização, ou seja, ser um administrador não é apenas saber planejar, organizar, coordenar e controlar, além disso ser um parceiro de seus liderados. De acordo com PINHEIRO, (2006):

“A motivação é definida como um estado de tensão psicológica que antecede e prepara o indivíduo para a ação. Ocorre, geralmente, quando uma necessidade é despertada, seja por um impulso interno ou por uma estimulação externa. Dada à presença desta necessidade, o indivíduo empreende uma ação (comportamento) a fim de reduzir a tensão, orientando-a para um objetivo vinculado à necessidade inicial.” (PINHEIRO, 2006, p. 24 e 25).

O Gestor deverá estudar e entender esses comportamentos, subsidiando meios, para lidar com cada situação. Portanto utilizando-se bem desta ferramenta, terá controle dos recursos humanos, sendo capaz de aumentar a produtividade, diminuir custos, tornando a organização mais competitiva diante do mercado. Lembrando que para uma equipe está motivada não é apenas mérito do líder, cabe os esforços somados de cada um que fazem parte da mesma, e o papel do gestor como um direcionador de ações dos objetivos, pois trabalhadores motivados se superam, geram lucros nas empresas, e superam expectativas.

A motivação é um importante instrumento no sentido, de levar as empresas a estudar meios para conseguir que todos os seus funcionários se mantenham motivados durante a execução do seu trabalho. As máquinas utilizadas, as tecnologias empregadas ou as capacidades de produção de uma empresa não decide a competitividade e/ou sua a lucratividade, o que decide são as pessoas que trabalham nas empresas. Segundo SOTO, 2005.

“Seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com