TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia de equipes de vendas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1

1. A Influência do Ambiente nas Interações de Vendas.

1.1. Relatório do mercado varejista no Brasil

Mesmo com a crise que se estabeleceu em 2008 no mercado capital econômico mundial, o Brasil continuou e continua em avanço na área setorial do varejo.

O avanço de crédito fácil também ajudou muito essa nova fase do Brasil, pois com essa nova ajuda no setor varejista ficou mais fácil para as classes menos favorecidas a comprarem mais.

O comércio varejista vendo essas mudanças renovou suas táticas e estratégias, fazendo-se mais competitivo frente à grande concorrência, que a cada dia aumenta mais.

Com o crescimento da internet e dos sites de compras, as empresas começaram a investir cada dia mais nesse nicho de mercado e a economia deu um salto bem considerável para a categoria varejista.

Um dos setores do comércio que mais crescem no Brasil, é o de segmento de veículos e o de supermercadistas, o segmento de supermercado e hiper-mercado também está em grande alta visando crescer mais e mais.

Paralelo á tantas mudanças e ao crescimento, o segmento varejista vem desempenhando um grande papel na economia Brasileira, pois como já dito o setor varejista é um dos que mais crescem no nosso país.

Visto isso, vimos como a renda média cresceu mesmo as classes C D e E, hoje em dia conseguem comprar mais do que em alguns anos atrás, vendo isso os comerciantes começam á apostar mais nessas classes e chamam a atenção com produtos e serviços acessíveis fazendo com que a classe menos favorecida também consuma mais.

Diante de tanto crescimento na renda da população é fácil ver que, além do varejo outros setores também vem demonstrando grande crescimento, um dos exemplos é o segmento tecnológico que de uns ano pra cá deu um pulo imenso mostrando que é um segmento que veio para ficar.

Com o aumento na venda de produtos tecnológicos como celulares, computadores, tablets entre outros, a população ficou cada vez mais informada e através disso muito mais exigente, por isso o setor varejista está investindo cada vez mais em profissionais qualificados na área, para atender melhor esse perfil de consumidor, pois o consumidor hoje em dia não visa só a qualidade do produto, mais também a qualidade do atendimento que é um grande diferencial para qualquer tipo de estabelecimento.

Com tudo isso, é visto que o crescimento não é só momentâneo.

1.1.1 . Relatório das incertezas do cenário econômico no Brasil e no mundo

O cenário econômico tanto no Brasil quanto mundialmente é preocupante, pois com a crise financeira que se estabeleceu no exterior as pessoas ficam cada vez mais receosas em comprar (gastar), e sendo assim vem desacelerando o comércio e já começa a preocupar os empresários em todas as áreas.

Em 2013 com o problema que tivemos com a Petrobrás, tivemos uma queda na balança comercial, que teve um impacto considerável na economia Brasileira, e até hoje á incertezas quanto á isso, pois a dívida aumenta cada vez mais e de contra partida as ações dela cai cada vez mais também.

Com a alta do dólar, a economia brasileira teve uma queda considerável, pois com o dólar em alta, o crescimento cai e a exportação dos produtos nacionais além de cair também fica desvalorizada e começa a competir com outros países como a china.

Em 2014 a Organização Mundial do Comércio, depois de uma pesquisa minuciosa previu que, até 2015 a tendência de crescimento é de 4,7 no setor varejista, que mesmo depois da crise continua subindo constantemente.

Segundo Wilson Brunner (ex secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais), “ficou claro que, como o Brasil esta perdendo sua capacidade de produção, as indústrias acaba não gerando bons empregos e com isso uma hora ou outra a crise vai chegar ao setor varejista”.

Mesmo com a expansão nas vendas, os empresários já conseguem ver que a economia vem caindo cada dia mais, devido á desaceleração no mercado econômico, eles já se preparam para tomar decisões favoráveis á eles, mais não favoráveis aos funcionários que são os primeiros que sofrem com a crise, pois são eles que são cortados da empresa.

Devido aos jogos da Copa ser no Brasil nesse ano de 2014, a crise veio caminhando lentamente desde o segundo semestre de 2013, e ainda continua andando mesmo que devagar, pois com isso o consumidor ficou com medo de gastar, devido a instabilidade financeira e política que tomou conta do país.

Mais para a indústria de comércio eletrônico a crise quase não respingou no mesmo período, “devido aos jogos da Copa esse setor foi um dos que mais investiram e vendeu”, segundo Allan Barros diretor de marketing das lojas Ricardo Eletro.

O efeito de estagnação econômica vem crescendo cada dia mais, e deixando o cenário mundial cauteloso, pois devido a alta inflação nos preços o setor do varejo começa a ter uma pequena queda nas vendas nesse segundo semestre de 2014, e através disso o setor varejista entra com estratégias agressivas, porém cautelosas frente a concorrência que cresce á cada dia mais fazendo com que o consumidor fique com mais opção na hora da compra.

Devido à desunião da América Latina, o desenvolvimento fica mais difícil e a economia caminha em passos lentos, quem sofre com isso é o consumidor que tem de lidar com os altos e baixos da inflação e da economia, mais mesmo assim o consumidor tem um jeitinho de lidar com isso e consegue diferenciar à hora certa para comprar.

Espera-se crescimento em vários setores da economia, porém os que mais cresceram nesses últimos tempos foram as empresas de construção civil, material de construção e hotelaria e tende a crescer mais até 2016 quando será realizada os Jogos Olímpicos aqui no Brasil .

O INA (Indicador de Nível de Atividade) da Indústria paulista teve queda de 7,1% no mês de agosto em comparação ao mesmo mês em 2013, com isso a estagnação na economia preocupa os empresários e os economistas em geral começam a pensar em uma solução para o melhor desempenho do varejo nessa reta de fim de ano.

Com o fim do ano chegando e junto com ele as festas comemorativas as vendas aumentam, e as contratações de serviços temporários também, os comerciantes já começam a se preparar para essa nova demanda que promete alavancar as vendas, pois segundo Fábio Bentes “se as festas de fim de ano fossem abolidas as vendas do comércio fecharia em vermelho”, com isso se cria uma expectativa grande frente ao fim do ano. A expectativa se cria por que as vendas no fim do ano vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com