TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento

Dissertações: Gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 5

Assim como os produtos, os mercados também devem ser avaliados como um organismo evolucionário, ou seja, que apresenta um ciclo dividido em estágios. O estágio de vida de mercado chamado emergente se caracteriza por:

se existe a introdução de um produto no mercado é porque foi detectada uma necessidade ou desejo por algo. É o que se chama demanda latente, ou seja, mercado quer algo que ainda não existe. Esse produto pode ser novo no mercado ou para empresa.

Certa confecção produz roupas em malha que são comercializadas para varejistas que colocam as suas próprias marcas nos produtos. A diretoria de marketing da confecção está fortemente decidida a desenvolver uma marca para os seus produtos, que deverá ser usada pelos varejistas na venda ao consumidor final. Aponte, entre as alternativas, qual a razão embasa essa decisão.

as marcas de fabricantes podem desenvolver forte lealdade por parte dos consumidores e podem atrair novos clientes, aumentando o prestígio do revendedor. Nesse caso, o consumidor reconhece o valor da marca (e do produto) e tem a preferência por ele. Pode ser uma ideia vantajosa para o canal, uma vez que os esforços de branding serão dedicados pelo fabricante.

Mercados também entram em estágio de declínio. Aponte a alternativa que identifica esse estágio.

os produtos entram em declínio, na verdade, por um reflexo do mercado. Os consumidores podem, por algum motivo, perder o interesse por determinado produto. Entre esses motivos estão a possibilidade de usar outro produto para o mesmo fim ou até mesmo porque existem opções melhores que as consumidas até então.

O estágio de declínio do CVP merece atenção especial assim como os demais. É correto afirmar sobre o estágio de declínio:

As razões para a entrada no estágio de declínio podem ser alterações no comportamento e nos desejos dos consumidores, a ação da concorrência e os progressos tecnológicos.

Nesse caso, os especialistas recomendam a implementação de um forte plano de promoção para recuperação da penetração do produto no mercado e retomada ao estágio de maturidade.

Abandonar o produto, reduzir a oferta e atuar em mercados menores são decisões importantes a serem avaliadas nesse estágio.

o estágio de declínio de fato merece atenção. Como as razões para a entrada nesse estágio podem ser alterações no comportamento e nos desejos dos consumidores, a ação da concorrência e progressos tecnológicos, as empresas precisam reavaliar tanto produto e o mercado para decidir entre ações específicas, visando a menor perda de recursos financeiros e de imagem. São estas as decisões importantes a serem avaliadas deste estágio: abandonar o produto, ou reduzir a oferta, ou atuar em mercados menores. Se ideia é a de abandonar o produto, aumentar os investimentos em promoção não se justificam.

O estágio de maturidade apresenta três fases: maturidade de crescimento, maturidade estabilizada e maturidade decadente.

I. O estágio de maturidade de crescimento é marcado pelo início da queda das vendas.

II. O aumento de novas opções de canais de distribuição é uma situação típica do estágio de maturidade de crescimento.

III. A saturação do mercado é característica do estágio de maturidade estabilizada.

IV. A saturação do mercado só pode ser quebrada com o crescimento populacional.

o estágio de maturidade de crescimento é um momento em que o volume de vendas começa a desacelerar (no gráfico do CVP, a curva é ascendente, porém muito suave). Entende-se que todos os canais que deveriam comercializar o produto já o fazem, portanto, não há novas opções que poderiam levar a um aumento de vendas e, ainda, pode fazer uma queda nas vendas desses canais ou até a desistência de alguns deles em função da entrada de novos concorrentes ou de produtos substitutos.

no estágio de introdução, as vendas são em ritmo mais lento, uma vez que o mercado ainda não conhece o produto e terá a tendência de comprar aquele que já for mais conhecido. Por esse motivo, as despesas com promoção são altas (para levar o público a conhecer esse novo produto), colaborando para que a lucratividade (despesas subtraídas das vendas) ainda seja baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com