TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Crise

Dissertações: Gerenciamento De Crise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE CRISES PARA ORGANIZAÇÕES PERTENCENTES AO SEGUNDO SETOR1

Prof. Ddo. Roberto Aparecido Mancuzo Silva Junior2

Prof. Esp. Giselle Tomé da Silva3

Gabriela Regina de Oliveira4

Iara Caroline Braz Caldeira4

João Paulo M. A. B. Silva4

Larissa Cristianini Cardoso4

Ynaiê Botelho de Carvalho4

Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente

Universidade do Oeste Paulista

RESUMO

O estudo visa discutir as principais ações que podem integrar um plano de gerenciamento de crises de uma assessoria de imprensa que atua em uma organização pertencente ao segundo setor, ou seja, a iniciativa privada. Para tanto, será utilizada como fundamentação metodológica a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, entrevistas, pesquisa de campo e observação participante, os dois últimos em especial junto à realidade existente na empresa Terra Parque Eco Resort, empresa do segundo setor e que servirá aqui como objeto de estudo. Após uma reflexão embasada em referências teóricas e práticas, obtém-se como resultado, a produção de um documento em forma de guia, disponível para a assessoria de imprensa do Terra Parque Eco Resort para que possa colaborar com as ações a serem desenvolvidas em situações de crises. Por questões éticas os pesquisadores pretendem disponibilizar a estrutura do material para acadêmicos e jornalistas que desejam aprofundar os conhecimentos nesta área, até então, pouco explorada.

Palavras-Chave: Jornalismo Empresarial. Assessoria de imprensa. Crises. Terra Parque Eco Resort.

ABSTRACT

The study aims to discuss the main actions that can integrate a plan for crisis management of a press that operates in an organization belonging to the second sector, or the private sector. To do so, will be used as the methodological foundation of an exploratory qualitative research, interviews, field research and participant observation, the last two especially with the existing reality in the company Terra Eco Park Resort, now the second sector and will serve here as an object study. After reflection grounded in theoretical frameworks and practices obtains as a result, the production of a document as a guide, available to the press office of the Land Park Eco Resort so you can collaborate with the actions to be taken in situations of crises. For ethical reasons the researchers intend to provide the structure of the material for academics and journalists who wish to deepen their knowledge in this area so far unexplored.

Keywords: Business Journalism. Press office. Crises. Land Park Eco Resort.

INTRODUÇÃO

A pesquisa traz uma reflexão sobre a atuação da Assessoria de Imprensa (AI) em situações de crise empresarial, especificamente no segundo setor, ou seja, organizações de iniciativa privada, cujo objeto central exploratório será a empresa Terra Parque Eco Resort.

Desta forma, aliado à realidade local e tendo como objeto a empresa já citada, é possível propor condições, após ó estudo científico do tema, para que sejam definidos parâmetros que convirjam na produção de um Guia de Crises, a fim de orientar o trabalho da assessoria de imprensa da organização privada mediante situações críticas que possam afetar a imagem da instituição.

Este estudo científico busca compreender os detalhes circunscritos na gestão de crises empresariais que se tornam pauta da imprensa, aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o papel da assessoria de imprensa nesta atividade, entender as especificidades do segundo setor, especialmente no que diz respeito às formas de comunicação externa jornalísticas aplicadas a partir da observação de atividades no Terra Parque Eco Resort, identificar e sistematizar parâmetros para ações que poderão ser revertidas, oportunamente, em um plano de gerenciamento de crises em assessoria de imprensa para o Terra Parque Eco Resort e, por fim, contribuir com os estudos científicos na área de assessoria de imprensa na Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente, especialmente no que diz respeito à área de assessoria de imprensa e o gerenciamento de crises.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação da empresa com a imprensa que, posteriormente, levará ao público externo disperso na sociedade, a informação institucional. (DUARTE, 2010)

Não por menos que entre as atribuições de um profissional nesta função está uma lista importante de produtos e serviços como atendimento à imprensa, contatos estratégicos no setor, produção de releases (material informativo), capacitação de fontes para lidar com a imprensa, coordenação de entrevistas, redação de comunicados diversos e participação nas estratégicas de comunicação gerais da organização.

No entanto, a estas obrigações incide outra, tema deste projeto de pesquisa, por ser demasiadamente importante no que diz respeito aos cuidados de formação e manutenção de uma boa imagem empresarial: o gerenciamento de crises.

Para Forni (2010, p. 388), “nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações.” E ao adentrar muitas vezes no campo do conformismo, esquece-se que as organizações possuem armas importantes para lidar com situações desta natureza.

As crises podem ter diversas dimensões, mas neste projeto pretende-se abordar aquela que possui reflexos externos e que são vezes mais amplificadas pelos veículos de comunicação jornalísticos, com potencial risco para a imagem empresarial diante de seus mais diversos públicos.

A saber, por primeiro setor entendem-se aquelas empresas que fazem parte da esfera pública e o terceiro setor reúne, em seu bojo, a própria sociedade civil organizada em atividades que procuram preencher as lacunas deixadas pelos outros dois. De acordo com Resende (2012), o segundo setor é compreendido a partir das organizações do mercado, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, encarregadas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com