TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Risco

Ensaios: Gerenciamento De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

I – O QUE É RISCO?

DO ITALIANO “RISICARE”  SIGNIFICA OUSAR.

DO LATIM “RESECUM”  “O QUE CORTA”, DESCREVER SITUAÇÕES RELACIONADAS ÀS VIAGENS MARINHAS, COMO “PERIGO OCULTO NO MAR”

RISCO NADA MAIS É QUE UMA AMEAÇA CONCRETA DE DANO AOS SER HUMANO, AO PLANETA, AO PATRIMÔNIO, AOS ANIMAIS, ETC.

RISCO  É UMA COMBINAÇÃO ENTRE A FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DE UM ACONTECIMENTO E SUA CONSEQUÊNCIA.

O RISCO É UMA OPÇÃO, E NÃO UM DESTINO

SE ATRIBUIRMOS OS FATOS OCORRIDOS A SORTE OU AO AZAR, NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE PREOCUPAR COM OS RISCOS

• NO FATOR SORTE  NÃO HÁ CRÉDITO AOS RESPONSÁVEIS

• NO FATOR AZAR  EXIMÍMOS-NOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE.

É NECESSÁRIO DISTINGUIR UM FATO ALEATÓRIO DE OUTRO RESULTANTE DE CAUSA E EFEITO.

QUANDO CORREMOS UM RISCO, APOSTAMOS EM UM RESULTADO, QUE SERÁ CONSEQUÊNCIA DE UMA DECISÃO QUE TOMAMOS, EMBORA NÃO SAIBAMOS AO CERTO QUAL SERÁ O RESULTADO.

A ESSÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DO RISCO ESTÁ EM MAXIMIZAR AS ÁREAS ONDE TEMOS CERTO CONTROLE SOBRE O RESULTADO.

ENQUANTO MINIMIZAMOS AS ÁREAS ONDE NÃO TEMOS ABSOLUTAMENTE NENHUM CONTROLE SOBRE O RESULTADO E ONDE O VÍNCULO ENTRE EFEITO E CAUSA ESTÁ OCULTO DE NÓS.

II - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO RISCO

A CONCEPÇÃO DO RISCO TEM RAIZES NO SISTEMA INDO-ARÁBICO QUE INCLUIU O ZERO. SEM NÚMEROS E SEM O ZERO NÃO HÁ PROPABILIDADE – SEM PROBALBILIDADE NÃO HÁ COMO LIDAR COM RISCOS

A PALAVRA PROBABILIDADE DERIVA DA CONJUNÇÃO DE PROBARE, QUE QUER DIZER TESTAR, PROVAR OU APROVAR, E ILIS, QUE SIGNIFICA CAPAZ DE SER.

A PARTIR DA EXISTÊNCIA DOS NÚMEROS, OS MATEMÁTICOS PUDERAM CALCULAR MÉDIAS E DESVIOS DAS MÉDIAS E FAZER MEDIDAS DE AMOSTRAGEM, ESSENCIAL PARA, SE PODER LIDAR COM INCERTEZAS, POIS MAPEIA DE FORMA ORDENADA O EXISTENTE.

SEGUNDO BERNSTEIN, EM 1660, O INGLÊS JOHN GRAUNT UTILIZOU OS DESPREZADOS REGISTROS DE ÓBITOS DAS PESSOAS DE LONDRES ENTRE 1604 E 1661, E, COM MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E CÁLCULOS DE PROBABILIDADE, TORNOU POSSÍVEL SABER QUANTAS PESSOAS EXISTEM, DE CADA SEXO, ESTADO CIVIL, IDADE, RELIGIÃO E PROFISSÃO, É BEM POSSÍVEL QUE GRAUNT TENHA INVENTADO O CONCEITO DE PESQUISA DE MERCADO E FOI O PRECURSOR DA TEORIA DA AMOSTRAGEM.

EM 1816, GAUSS, CONSIDERADO POR NAPOLEÃO O MAIOR MATEMÁTICO DE TODOS OS TEMPOS, É CONVIDADO PARA LIDERAR UMA PESQUISA GEODÉSICA NA BAVIERA, DIFÍCIL POR SUA EXTENSÃO GEOGRÁFICA E PELA CURVATURA DA TERRA. COMO ERA IMPOSSÍVEL MEDIR CADA METRO QUADRADO, ESSA PESQUISA FOI FEITA EM ESTIMATIVAS A PARTIR DE AMOSTRAS DE DISTÂNCIAS. AO ANALISAR TAIS ESTIMATIVAS, GAUSS NOTOU QUE ELAS VARIAVAM MUITO, MAS QUE SE AUMENTASSE O NÚMERO DE ESTIMATIVAS, ELAS PARECIAM SE AGRUPAR AO REDOR DE UM PONTO CENTRAL, MÉDIA DE TODAS AS OBSERVAÇÕES, E SE DISTRIBUÍAM SIMETRICAMENTE EM AMBOS OS LADOS DA MÉDIA.

COM O NASCIMENTO DA CURVA DE GAUSS OU CURVA NORMAL, É POSSÍVEL COLETAR DADOS, ESTUDAR SUA DISTRIBUIÇÃO E PROJETAR O FUTURO DE FORMA SISTEMÁTICA, PERMITINDO QUE POSSAMOS DECIDIR SE DEVEMOS OU NÃO CORRER CERTO RISCO.

COMO PODEMOS VER, A MATEMÁTICA, A ESTATÍSTICA E O LIDAR COM AS INCERTEZAS DO FUTURO SEMPRE ESTIVERAM LIGADOS E FORMARAM UMA PREOCUPAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com