TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Riscos Em Casas Lotéricas

Pesquisas Acadêmicas: Gerenciamento De Riscos Em Casas Lotéricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

A Caixa Econômica Federal tem se pronunciado que em breve encontrará uma solução para melhorar o nível de segurança nas agências lotéricas. Enquanto isso não acontece, os lotéricos vão sofrendo com os riscos de assaltos,acarretando em perdas financeiras e que em muitos casos a descontinuidade do negócio. De certa forma, buscam um consenso em viabilizar opções de melhorar sua própria segurança não tendo problema nesse sentido.

Segundo Jorion (2004) um gerenciamento de risco consistente realiza-se com a adoção de melhores práticas de infra-estrutura, políticas e metodologias, permitindo uma melhor gestão de risco aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento da carteira. Ganhos consideráveis se tornam possíveis com o gerenciamento de risco, no aceite de oportunidades de investimentos não tão atrativas sem o conhecimento prévio dos riscos e suas medidas.

Essa questão da segurança em casas lotéricas tem sido um assunto bastante discutido, porém isso fica só na discussão e não coloca muita coisa em prática, já se cogitou várias coisas para melhorar algumas deram certo como é o caso do carro forte, todavia também fica uma coisa dispendiosa, mas é muito mais seguro.

As agências lotéricas estão cada vez mais se parecendo com banco no sentido de fazer praticamente uma boa parte do trabalho bancário, o fluxo de numerário aumenta quando tem vencimentos de contas e o risco aumenta, pois tem pessoas que ficam de olho nesse tipo de coisa. A responsabilidade só aumenta e o risco também, pois não tem segurança de um banco as portas ficam aberta à todos que quiserem entrar. Daí a necessidade de se buscar soluções para que os riscos de assaltos sejam minimizados nesses locais.

Este trabalho visa conseguir algumas premissas, baseado na teoria sobre o gerenciamento de riscos, e tentar fazer com que os lotéricos sigam um padrão de segurança, para poder ter um melhor funcionamento e otimismo em relação à esse tipo de comércio.

1.1 Problema de Pesquisa

O problema principal deste trabalho é: quais as premissas necessárias para e gestão das casas lotéricas para diminuir o risco de perdas financeiras ocasionadas por assaltos?

1.2 Objetivos

O objetivo geral desta pesquisa é definir melhor a posição de gestão das empresas do setor de loterias visando a diminuição de perdas financeiras ocasionadas pelos assaltos.

Os objetivos específicos são:

• Propor algumas alterações na estrutura sem redefinir a padronização da lotérica.

• Modificar o comportamento tanto dos funcionários quanto dos lotéricos em si nessa área de segurança.

• Calcular provisões de riscos e perdas futuras nos controles financeiros da empresa.

1.3 Justificativa

Tendo em vista que muitos lotéricos ficam estressados tanto com a pressão da Caixa Econômica Federal quanto o medo de acontecer alguma coisa consigo pelo fato de manusear um grande fluxo de numerário, pretende-se apontar maneira mais adequada de gestão para se trabalhar e diminuir possíveis riscos financeiros no quesito segurança tanto sua quanto dos funcionários e clientes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Os Lotéricos estão com uma eficiência em gerenciar os riscos principalmente na área de segurança, pois as perdas que estão tendo está sendo um motivo de desgaste muito grande. Isso será um dos principais motivos para a realização desse projeto, pois vai ajudar aos lotéricos a abrir um pouco mais a mente e mudar várias coisas já ultrapassadas.

Segundo GUIA (1993) o gerenciamento de riscos deve ser encarado como uma função igual a qualquer outra dentro da empresa. Por sinal, uma função de vital importância na medida em que, através da utilização dos seus mecanismos, pode-se conservar os lucros e os ativos de uma companhia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com