TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Custo

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Volkswagen dos EUA: gerenciando prioridades de TI

REFERÊNCIA: AUSTIN, Robert D. Volkswagen dos EUA: gerenciando prioridades de TI. Harvard Business School, 14 jun. 2007.

O texto descreve as diversas mudanças sofridas no setor de TI da Volks em função das prioridades implementadas em diferentes períodos que a empresa passou, desde dissolução interna do setor até reestabelecimento dele através de investimentos em determinados projetos que deveriam ser escolhidos pelo gerente de projetos conforme diretrizes estabelecidas em função do gerenciamento de custos e orçamento determinado.

O diretor de tecnologia Dr. Uwe Matulovic encontrou dificuldades para implementação da estratégia, muito embora já fosse clara a conduta estratégica a ser seguida. A grande maioria reconhecia que a estratégia deveria comandar as operações do TI, entretanto a estrutura do TI e alguns obstáculos no âmbito financeiro se apresentavam como óbices à aplicação da estratégia.

As decisões tomadas na década de 90, quando a empresa ainda buscava consolidação no mercado, fizeram surgir a necessidade de realizar grandes investimentos na década seguinte, ou seja, os adiamentos referentes à investimentos no setor de TI apenas retardaram algo necessário.

Diante disso, surgiu a necessidade de investimento em maior escala, de modo que a maioria dos integrantes da ELE passaram a visualizar o TI como um item de valor elevado e que muitas vezes não daria o retorno esperado.

A situação vivida por Matulovic evidencia a grande dificuldade enfrentada por um gerente, qual seja, definir prioridades. O fato de buscar envolver todos no processo, a fim de que se torne clara a importância de cada uma para a realização, também gera uma vulnerabilidade, pois surgem críticas posteriores.

Em muitos casos, as críticas à determinada conduta não levam em consideração a situação que, há época, culminou com a adoção de determinado rumo.

Nesse sentido, o principal objetivo de Matulovic era mudar o conceito da maioria, pois acreditavam que o investimento no setor de TI era algo desnecessário, ou seja, ele buscava convencer os demais membros da real utilidade do TI, bem como da necessidade de investimento em projetos relacionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com