TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de TI

Resenha: Gerenciamento de TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

A partir da leitura do artigo, entendo que a governança de TI tem por finalidade auxiliar a organização a garantir, com a ajuda de diferentes mecanismos, que os investimentos realizados em TI estejam agregando valor aos negócios. É o sistema que especifica a estrutura de responsabilidades e direitos de decisão para encorajar comportamentos desejáveis no uso da TI. Entretanto, é a partir de 2001, que a governança de TI passa a se concentrar também na necessidade de definir processos e mecanismos de relacionamento – e não apenas estruturas – para desenvolver, dirigir e controlar os recursos de TI, de modo a atingir os objetivos da organização.

Os autores que usei como referência foram: Korac-Kakabadse e Kakabadse (2001), (DE HAES; VAN GREMBERGEN,2005) e Weill e Ross (2004)

Defina os 5 principais mecanismos de governança de TI apresentados no artigo. Por que escolheu esses cinco como os principais? Comente a sua resposta. (não é apenas para citar os 5, mas sim definir e depois comentar porque esses 5 foram os escolhidos).

Definição de Papéis e Responsabilidades. A definição clara dos papéis e responsabilidades

das partes envolvidas nas decisões ligadas à TI. Isto inclui definir, comunicar, dar apoio e aplicar conseqüências quando ocorrer uma não conformidade.

Escolhi esse mecanismo porque acho muito importante e necessário ter a responsabilidade e execução distribuída, pois torna- se mais fácil para ambas as partes o acompanhamento dos projetos e a prestação de contas quando solicitada. Sem dizer que tudo isto é preciso para a viabilização dos projetos, pois a organização é essencial.

Indicadores e métricas de desempenho. O uso de indicadores e métricas na área de TI tem o

objetivo de auxiliar a organização no monitoramento, na padronização, na avaliação do nível

de qualidade dos serviços e sistemas utilizados, bem como na estimativa e diminuição de

custos de TI, através do controle de diferentes processos que a envolvem.

Acho esse mecanismo importante, pois serve para guiar as estimativas, as avaliações e a tomada de decisão, auxiliando na gestão da TI e de seus projetos na avaliação dos níveis de qualidade dos serviços de TI e na identificação do cumprimento de metas e objetivos de TI e da empresa.

COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology).o

Caracteriza-se como um modelo direcionado especificamente para controlar a TI, auxiliando as organizações no alinhamento entre o uso da tecnologia e os objetivos corporativos. O COBIT é composto por 34 diferentes objetivos de controle, organizados em uma hierarquia de processos e domínios (Planejamento e Organização; Aquisição e Implementação; Entrega e Suporte; e Monitoramento) que são projetados para ajudar a buscar o alinhamento dos objetivos de negócios com a TI, através da identificação de requisitos de recursos de TI e informação associados à 318 objetivos de controle detalhados.

Considero um dos principais, pois auxilia os conselhos diretores, executivos e gerentes a aumentarem o valor da TI e reduzirem os riscos correspondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com