TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de custos e sistemas de informação

Seminário: Gerenciamento de custos e sistemas de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO.

Palavras-chave: decisão – informação - interação

Tema: Gestão de Custos e Sistemas de Informação

RESUMO:

Observa-se que o comportamento do sistema empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões, e estas são influenciadas pela qualidade nas informações geradas, agindo como um evidente processo integrado e sistêmico. Para aprimorá-lo deve-se, portanto, entender cada um dos elementos isoladamente, assim como as interações entre eles.

Ao se estabelecer que muitas das decisões são direcionadas a aspectos monetários e que os relatórios emanados de um sistema de informação gerencial consolidam as conseqüências, pode-se afirmar que esses relatórios expressam o passado, seja o mais recente ou não, possibilitando certa evidência da eficácia do processo decisório.

Evidenciando essa eficácia, este estudo inicialmente apresentou o modelo de gestão praticado pela alta administração de uma empresa atuante no ramo de frigorífico. Em seguida expôs as informações de que necessita esse nível administrativo.

O estudo permitiu conhecer a realidade de uma empresa quanto à interação entre o processo decisório e o sistema de informações gerenciais. Entre as conclusões está o fato de que, em razão da falta de um sistema que realize a recepção, tratamento e análise das informações do ambiente externo, a empresa corre riscos, ao não identificar ameaças aos seus objetivos, podendo perder oportunidades no mercado em que atua.

ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO

GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO.

1 – INTRODUÇÃO

Observa-se que o comportamento do sistema empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões, as quais, por sua vez, são influenciadas pela qualidade nas informações geradas, agindo como evidente processo integrado e sistêmico. Portanto, para entender a necessária interação dessa ação sistêmica, é preciso entender cada um dos elementos isoladamente e como acontecem, ou deveriam acontecer, as interações entre eles.

Esse aspecto da interação entre as atividades dos gestores e as informações é considerado por Mcgee e Prusak (1994, p.180) como algo essencialmente entrelaçado e indissolúvel, ao afirmarem que: “O papel dos executivos na organização é tomar decisões sobre as atividades diárias que levem ao sucesso num futuro incerto. Essa sempre foi uma tarefa intimamente ligada à informação. Poderíamos dizer que o slogan do administrador de empresas atual seria: ‘Se pelo menos tivéssemos mais dados’.”

Quanto à qualidade da informação, Guereiro (1989, p.115), citando Davidson e Trueblood, acentua que a contabilidade, ao buscar gerar informações úteis, deveria responder às seguintes perguntas: 1) Qual é a decisão que precisa ser tomada?; 2) Qual é a melhor regra para a tomada de decisão?; 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com