TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência Da Manutenção

Exames: Gerência Da Manutenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

GERÊNCIA DA MANUTENÇÃO

ÍNDICE

01. A HISTÓRIA DA MANUTENÇÃO

02. SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A MANUTENÇÃO

03. COLETA DE DADOS

04. CUSTO NA MANUTENÇÃO - ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO

05. CONCLUSÃO

01. A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

Em quaisquer atividades sejam elas industriais, comerciais ou de serviço, o objetivo principal é o de se obter o máximo de rentabilidade para o investimento efetuado.

Funções administrativas como: desenvolvimento de pessoal, organização e métodos, processamento de dados, suprimento e controle de material, provisão e acompanhamento orçamentário, segurança física e industrial, bem estar social, transporte, conservação e limpeza, devem estar conscientes da importância de prestar apoio à produção, visando reduzir os encargos das equipes que os constituem e evitar a dispersão de potencial em atividades que não lhes dizem respeito.

2. SISTEMA DE INFORMAÇÕES APLICADO À MANUTENÇÃO

No desenvolvimento da atividade de manutenção, são geradas e coletadas informações, que depois de tratadas convenientemente, produzem relatórios, tabelas e gráficos, compostos de acordo com os níveis funcionais a que se destinam, para serem tomadas às decisões.

O tratamento da informação caracteriza um Sistema, que é “a associação de métodos e elementos organizados segundo um meio lógico para atender a um objetivo específico”. Se distingue por seus elementos constituintes e pela natureza do Processo de transformação da informação.

A primeira etapa para implantação do Sistema de Informações Gerenciais, identificada como Planejamento do Sistema, se constitui no levantamento das necessidades dos usuários e na avaliação de critérios para coleta de dados em função dos tipos de relatórios desejados. Deve ser desenvolvido com a participação de especialistas da área de planejamento, organização e métodos, análise de sistemas e principalmente do usuário, todos com poder de decisão, em suas atividades, para que este alcance seu objetivo. O Processo utilizado, é escolhido de acordo com: metas e prazos a serem atingidos, confiabilidade desejada e custos envolvidos.

Em função do Processo utilizado, podemos identificar quatro estágios de evolução do Sistema de Informações:

1. Sistema de Controle Manual, é aquele em que as manutenções preventivas e corretivas são planejadas, controladas e analisadas através de formulários e mapas, preenchidos manualmente, guardados em pastas e estas em gavetas de arquivo.

Existe a necessidade de serem ordenados os documentos: por semana, por equipamento, por setor, etc., para possibilitar recuperação rápida dos dados e evitar perda de informação.

2. Sistema de Controle Semi-Automatizado, é aquele em que as manutenções preventivas são controladas com auxílio de computador, enquanto que as manutenções corretivas são controladas através de formulários e mapas preenchidos manualmente.

A fonte de dados deste sistema, “Programa Mestre de Manutenção Preventiva”, deve contemplar as informações necessárias à geração das Ordens de Serviço, incluindo as Instruções de Manutenção, para a execução das atividades programadas. O relatório de saída, emitido pelo computador, deve prever tabela periódica, indicando as manutenções realizadas, reprogramadas e canceladas para análise e providências da supervisão de manutenção.

3. Sistema de Controle Automatizado, é aquele em que as informações relativas às manutenções preventivas e corretivas são transferidas ao computador, para obtenção de listagens, gráficos e tabelas periódicas, de forma permanente, eventual ou transitória, para análise e decisão, de acordo com a necessidade e conveniência dos órgãos de manutenção.

Neste caso, a alimentação de dados é feita através de formulários padronizados, com dados codificados, dentro de critérios que permitam a transferência para equipamentos com alimentação compatível (console, cartão perfurado, fita de papel perfurada, etc.).

4. Sistema de Controle por Microcomputador, é aquele em que as informações relativas às manutenções preventivas e corretivas são transferidas e obtidas diretamente do microcomputador, através de vídeo ou impressora.

Neste caso, existe maior disponibilidade de utilização do equipamento para o usuário tanto na coleta de dados, quanto na obtenção de resultados, uma vez que a alimentação é feita na própria área de origem, pelo próprio executante. É recomendado que o microcomputador seja acoplado ao Computador Central da Empresa (“main-frame”), para obtenção de dados de outras áreas (operação, material, pessoal, projeto, financeira, etc.), todavia o uso do Microcomputador é mais vantajoso, devido maior disponibilidade no uso do equipamento como, a possibilidade do próprio usuário desenvolver os programas de acordo com suas necessidades.

Após o planejamento, passamos para a Análise e Projeto do Sistema, fase em que são desenvolvidos os formulários para coleta de dados, a formatação de tela para alimentação por microcomputador ou terminal de vídeo, a definição dos recursos a serem utilizados no processo e os documentos que serão gerados.

Se o processo escolhido envolver a utilização de computador, além de especialistas em organização e métodos, devemos contar com Analista de Sistemas e Programadores, para avaliação dos recursos necessários e coordenação ou assessoramento no desenvolvimento dos diversos programas que irão compor o Sistema, e suas subdivisões, chamadas de Subsistemas.

Para o Controle de Manutenção envolvendo computador (Central ou Micro), recomenda-se sua implantação em três estágios:

I. Desenvolvimento e implantação do Sistema Semi-Automatizado, iniciando-se com os equipamentos prioritários e sendo estendido progressivamente aos demais equipamentos da instalação. Deve prever a emissão da Ordem de Serviço, preenchida pelo computador.

II. Após estabilização do primeiro estágio, ampliar o controle à manutenção corretiva, iniciando com os equipamentos prioritários e estendendo aos demais, criando o arquivo histórico dos equipamentos no banco de dados do computador. A implantação deve obedecer à seqüência: Subsistema de Gerência de Equipamentos, sendo estendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com