TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Ensaios: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ADERLI LUIZA TREVISAN RÜDIGER

RELATÓRIO ACADÊMICO

PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Maravilha

2010

ADERLI LUIZA TREVISAN RÜDIGER

RELATÓRIO ACADÊMICO

PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia da Pesquisa em Gestão Ambiental

Orientadora:

Professora Heloísa de Camargo Tozato

Maravilha

2010

INTRODUÇÃO

Atualmente, vivemos num ambiente onde a percepção ambiental é definida como sendo uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, levando aprender a proteger e cuidar do mesmo. Cada indivíduo percebe, reage e dá uma importância diferente para o que sente ao seu redor, portanto, responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestações são decorrentes, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa. É ótimo que seja assim, já que, se todos tivessem as mesmas percepções, brigariam pelos mesmos recursos e a convivência em sociedade seria impraticável. Desta forma, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.

OBJETIVO GERAL

O trabalho tem como objetivo realizar um levantamento da percepção ambiental, dos moradores do Bairro Jardim de Maravilha SC, através de amostragem, a fim de promover a sensibilização, o desenvolvimento de percepção e a compreensão do ambiente.

METODOLOGIA

Atualmente, o meio ambiente é uma das principais preocupações da sociedade e do poder público, o que torna imprescindível o conhecimento da percepção ambiental da população para tomadas de decisão.

A fim de identificar esta percepção ambiental, foi elaborado um questionário anômino e voluntário, contendo 10 questões, perguntas fechadas, com opções, na maioria, de múltipla escolha. Esta pesquisa ocorreu na primeira semana de março. Definiu-se uma amostra de 10 pessoas, de ambos os sexos, maiores de 21 anos, moradores do Bairro Jardim da Cidade de Maravilha SC. A população estimativa do bairro é de aproximadamente 1.500 habitantes. Esse Bairro possui propriedades: residenciais, comerciais, industriais, igrejas e escolas.

Contemplando o estudo foram montados os dados, com tabelas, contendo números de ocorrências das respostas com cálculo do que representa em porcentagem o total dos entrevistados.

Os entrevistados explicitaram sua percepção com relação a problemas ambientais, tais como:

- Se considera causador de algum dano ao meio ambiente em seu dia a dia.

- É incomodado por alguns aspectos relacionados ao meio ambiente no seu trabalho, em sua casa ou em seu bairro. Em relação a tal incômodo, se fez alguma coisa para mudar a situação.

- Qual situação ambiental já teve a oportunidade de participar, de opinar a respeito.

- Quais os segmentos da sociedade mais envolvida com a proteção do meio ambiente e quais os mais responsáveis pelos danos ao meio ambiente.

- Os níveis de poluição observados para a região da nossa cidade será que podem estar afetando a saúde da população.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A aplicação do questionário, bem como a análise das informações, permitiu uma avaliação, do nível de conscientização ambiental do grupo que respondeu o questionário. Segue abaixo os resultados apurados nas tabelas de 1 a 10.

1. Pergunta: Você considera que causa algum dano ao meio ambiente em seu dia a dia?

Nº. de Ocorrências % do total

Sim 07 70%

Não 03 30%

Não sei

2. Pergunta: Você se sente incomodado com algum dos aspectos abaixo relacionados ao meio ambiente em seu ambiente de trabalho?

Nº. de ocorrências % do total

ruído 04 40%

desmatamento 01 10%

Geração de lixo 03 30%

Poluição do ar 02 20%

Não trabalho atualmente 00

3. Pergunta: Em relação a tal incômodo, você fez alguma coisa para mudar a situação?

Nº. ocorrências % do total

Sim 06 60%

Não 04 40%

4. Pergunta: Você se sente incomodado com alguns dos aspectos abaixo relacionados ao meio ambiente em sua casa, bairro?

Nº. de ocorrências % do total

Ruído 04 40%

Desmatamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com