TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Monografias: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Problemas Ambientais.

É

Os problemas socioambientais que afetam o Brasil não são atuais, e apresentam-se desde remotos tempos de nossa colonização, porem com o passar dos anos os centros urbanos, com o aumento significativo da população, houve também o aumento da poluição, das queimadas, e até mesmo em miséria. A terra tem apresentado sinais alarmantes que apontam para evidencias de esgotamento de sua capacidade de suporte para as atividades humanas, pois a urbanização da sociedade aconteceu de forma descontrolada e desigual em todo o mundo.

Segundo Berté Rodrigo (2013, p.70.).

“O ideal é realizar uma atividade educativa com diferentes órgãos ambientais, para que desde o inicio haja a possibilidade da socialização dos resultados. Caso não seja possível, tarefa pode ser cumprida individualmente”.

Muitos problemas ambientais urbanos estão ligados aos problemas sociais, ao crescimento da população e a falta de planejamento dos governantes, o fato é que os processos de urbanização estão diretamente ligados a industrialização e todos apresentam problemas tanto de caráter social quanto ambiental.

Os problemas ambientais estão relacionados a diversos fatores como: o fenômeno das ilhas de calor que ocorreram nas regiões centrais das grandes cidades, soma da retirada de arvores para a formação de prédios onde limita a circulação de ar.

Outro problema ambiental é a poluição do ar que é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como siderúrgicas, refinarias, fabricas de cimento e papel, queimadas e incinerações de lixo domestico entre outros, ou seja, todos esses fatores causam impacto ambiental e de saúde humana.

Com o avanço da tecnologia e das indústrias, tem se notado também um grande aumento de poluição das águas, pois muitas dessas indústrias acabam jogando seus poluentes nos rios e mares, causando assim um grande impacto ambiental, bem como a falta de saneamento básico em diversas regiões do país, onde o esgoto doméstico não tem recebido o tratamento necessário, sendo jogado diretamente nos rios contaminando as águas, onde varias espécies de peixes tem morrido ou são impróprias para o consumo, e assim abalando todo o ecossistema.

Já estamos sofrendo com o aumento do efeito estufa, que é um processo que ocorre quando parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, como consequência o calor fica retido não sendo liberado para o espaço, o aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois, elas são responsáveis em regular a temperatura, os ventos e o nível da chuva em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo, a temperatura terrestre tem aumentado consideravelmente, e um dos fatores que tem contribuído para esse aumento é o lançamento de gases poluentes, que resultam na queimada de combustíveis fosseis.

O fenômeno climático denominado, inversão térmica, ocorre principalmente nos centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado, ocorre quando há mudança de temperatura devido a inversão das camadas de ar frio e quente, pode ocorrer em qualquer dia do ano, mas no inverno é mais comum, pois as chuvas são poucas, dificultando assim a dispersão dos poluentes, agravando assim o problema. Esse fenômeno é natural, ocorre com ou sem a participação do homem, no entanto a emissão de poluentes na atmosfera torna-se um problema quando a inversão térmica manifesta-se em espaços geográficos urbanizados, ou seja, o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto o ar quente tende a subir e o ar frio tende sempre a descer.

A erosão também tem sido preocupante, pois ela é um processo de deslocamento da terra ou de rochas de uma superfície, a erosão pode acontecer através de fenômenos da natureza ou do ser humano, as causas naturais referem-se as ações das chuvas que é a principal causadora da erosão, ao atingir o solo em grandes quantidades, causam deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do solo, provocando assim deslocamento de terra. Uma das causas humanas que ocorre a erosão é a retirada da cobertura vegetal do solo, pois o mesmo perde a sua consistência, e a água que antes era absorvida pelas raízes de arvores e plantas, passa a infiltrar-se no solo, essa infiltração é a causa da erosão.

A chuva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com