TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Dissertações: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

Gestao Ambiental

Introdução

O grande fenômeno que se observa nosdias de hoje, é oaumento das açõesde responsabilidade ambiental e social nas corporações, onde se explica como um dos resultados dos problemas como meio ambiente no mundo, tratando-se de como uma tomada de consciência da opinião pública, à qual todas asempresas deveriam estar atentas, por sua vez acaba afetando, de modosignificativo, o mundo milionário dos negócios. A Petroquim se faz questão de ficar a frente desse desafio, buscando soluçõeseconomicamente viáveis e ambientalmente satisfatórias.Assuntos que envolvem o meio ambiente como o aquecimento global, o esgotamentode recursos e poluição preocupam a todos, no entanto o queestá em jogo é a própria viabilidade da Terra para asfuturas gerações.

Com o relatório ambiental e social da Petroquim, observa-se que é um compromisso público atuando na companhia sobre a sua parte para garantir umacoexistência harmoniosa entre o ciclo industrial (produção ao consumo) e o ciclo da vida (flora, fauna entre outros).Com um compromisso da companhia a respeito de as melhorias ambientais, é um testemunho da seriedade como tratamos a questão do respeito às pessoas e ao mundoem que vivemos.

Escopo

DECLARAÇÃO PRELIMINAR DO ESCOPO DO PROJETO

Projeto Data

Petroquim LTDA. 24/11/2013

Escopo do PRODUTO

Empresa localizada na estrada velha Taubaté / Tremembé, 5340, no bairro Bonfim, na cidade de Taubaté – SP.

Principais Entregas do Projeto

Indústria Química, fabricante de corantes e pigmentos.

Escopo do PROJETO

Empresa contém três unidades distintas, sendo uma unidade principal com produção de corantes e pigmentos.

Critérios de Aceitação do Produto

Empresa contém uma área com tanques de armazenagem, com capacidade variando de 50 á 100m³ e uma estação de tratamento de fluentes.

Itens NÃO incluídos no escopo (NÃO ESCOPO)

Treinamento (reciclagem) pessoal.

Aprovação (Sponsor) Data

24/11/2013

Gestão Ambiental

Com uma Política Ambiental Global, a Petroquim combase em um guia de princípios o qual é destinado a todas as suas operações, onde é atualizado sempre que houver necessidade.Além de atender aos requisitos estipulados pela legislação, a Petroquimsempre procura buscar a melhorar continuamente o seudesempenho. Onde esse conjunto de diretrizes está expresso no SGI (Sistema de Gestão Integrado) e SGA (Sistema deGestão Ambiental), ficando afirmado nos três pilares da política ambiental e no seu conjunto de atividades.

Política ambiental

No que se define no SGA em critérios específicos para assegurar ocompromisso da Petroquim compreservação ambiental, onde não satisfeita em atingir os níveis reconhecidosmundialmente pela norma ISO 14001,a companhiaestabelece nova série de requisitos mais restritivose detalhados baseandonos3 pilares:

1. Índice zero de não conformidades legais e reclamações, onde significa atender à legislação aplicável vigente e nãovir causar qualquer impacto na qualidade de vida da comunidade.

2. Diminuir todos possíveis riscos ambientais, assim a Petroquim vem planejando umprogramaque verifica sistematicamente as ações eatividades nos processos operacionais, a fim de diminuirou até mesmo eliminar qualquer possibilidade que venha representar alguma ameaça decontaminação do solo, da água e do ar.

3. Ser a empresa número um regional e mundial, onde a empresaalmeja um desejo de ter omelhor desempenho ambiental, tanto em âmbito regionalquanto mundial.

Em busca do primeiro lugar, a Petroquim a firma seteprincípios que tornam ainda mais específicas as políticasde meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, as quais estão descritas abaixo.

1. Atender todos os requisitos estipulados pela legislação e aoutros requisitos aplicados a seus negócios;

2. Alcançar seus objetivos e metas de meio ambiente,segurança e saúde;

3. Sempre está melhorando seu desempenho por meioda prevenção de poluição e melhoria no ambiente detrabalho;

4. Sempre avaliar, previamente, os efeitos provocados pelautilização de novos materiais e processos no meioambiente, na segurança e na saúde;

5. Contribuir com a sociedade local;

6. Cooperar com todos os parceiros comerciais com as atividadesrelacionadas ao meio ambiente;

7. Treinar e conscientizar seuscolaboradores nas atividades e práticas ambientais,segurança e à saúde.

Sistema de Gestão Integrada (SGI) e Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

A Petroquim tem seus processos administrativossistematizados em três tópicos, os quais incluem as áreas de meio ambiente, segurança e qualidade.

Com o intuído de identificar e controlar qualquer possibilidade de risco na companhia, juntosesses processosformam o Sistema de Gestão Integrado (SGI) da companhia. Com umconjunto de medidas o qual visa manter os processosinternos em conformidade com a ISO 9001, normainternacional que tem como meta de regulamentar o processo de produção com qualidade no mundo corporativo e ISO 14001, onde visa fixar ospadrões para uma gestão ambiental nas empresas.

O SGI tem o intuito de abrangerá dois aspectos distinto, sendoque um consiste na criação de atitudese sistemáticas paraunificar, ou seja, difundir boas práticas internamente, osegundo contém o fundamento de auditorias periódicas, afim de checar as conformidadescompadrõesa firmados, além de identificar e propor soluções paraproblemas nas unidades.Após a implantação desse sistema tem garantido contínuas conquistas.Com o SGI, a Petroquim mantém oSistema de Gestão Ambiental (SGA),o qual visa diminuir qualquer probabilidade de riscos ambientais e aumentar a segurançado trabalho, discutindo melhorias em todo processo.

Educação e conscientização

A Petroquim considera muito importante sensibilizaçãoda opiniãopública, seus clientes e colaboradores na preservação do ecossistema. Da mesma maneira,a companhia vê o quanto é importante colocar a visão de suasoperações em prol do meio ambiente, vindo demostrar através dessa atitude a harmonia entre intenções e gestos. A cada ano é realizada diversas atividades internas, envolvendo terceiros, com o intuito de lembrar a importância do tema. Dentre eles, valesalientar os treinamentos ambientais e programadetreinamento de líderes ambientais.

Treinamento ambiental

Varias atividades são realizadas durante ao ano para qualificação de nossos colaboradores, isso ocorre com o propósito de melhoria contínua doSistema de Gestão Ambiental. As atividades realizadas têm como objetivo de levar a equipe à compreensão dos impactos ambientais em suas atividades,assim como a importância de se conhecer melhoros aspectos ambientais relacionados ao trabalho desenvolvido na Petroquim, ou seja, compreenderdetalhadamente os elementos de suas atividades, produtosou serviços da companhia com quevenham interagir com oecossistema.

Cada colaborador da área produtiva passa por treinamentos dequalificação, em quanto osfuncionários administrativostem um treinamento diferenciado, o qual deverá entender as normas e práticas para que possa vir a desenvolver e disseminarboas práticas de preservação do nosso sistema. Assim foi distribuído manual para conscientizar a equipe sobrea importância do respeito ao ecossistema. As atividadesabordaram assuntos importantes como, requisitos legais, diminuição de riscos ambientais, auditores internos do SGI, formação de líderes e encarregados, reuso de água, objetivos e metas ambientais, situações emergenciais, normas operacionais de meio ambiente,auditoria ambiental (SGA) e coleta seletiva.

As equipes que recebem o treinamento também passam pelas atividades educativas, de modo amelhorar sempre que possível, a qualidade didática domaterial informativo.Durante as reuniões diárias nos setores e treinamentos, também são abordados assuntos relacionado a procedimentos internos sobre cuidados com o meio ambiente.

Programa de Formação de Líderes Ambientais

O treinamento de formação de Líderes do Meio Ambiente éuma iniciativadas áreas de Treinamento e Desenvolvimento de Meio Ambiente da companhia, que visa o estimular as habilidades dos participantes, além de prover conteúdos importantesaos líderes ambientais. O programa é desenvolvido durante quatro dias,sendo dois destinados a palestras com o Professor e dois no campo de reflorestamento da companhia, onde a ideia é que os líderes repassem todo seu conhecimentoaos colegas de equipe e que os colaboradores tenhamcontato constante com as questões relacionadas aoMeio Ambiente.

Produção

Com a politica continua de investimentos e despesas ambientais, a Petroquim, assim estabelece metas de modo a aprimorar continuamente seu desempenho nessa área,a nítida orientação para lidar com as chamadas“substâncias perigosas”, evitando-as de modo rigoroso seu emprego em suas atividades industriais.

Aspectos Ambientais

Preocupada em manter seus elevados padrões na área ambiental, a Petroquim mantém rigorosos procedimentos ao manusear, estocar e transportar os resíduos e produtos químicos de forma adequada.

Por meio de cálculos são avaliados os aspectos ambientais, onde são abordados os itens abaixo:

 Aplicabilidade dos requisitos legais.

 Quantidade emitida gerada ou consumida.

 Os Controles existentes.

 Toxicidade.

 Magnitude do impacto.

 Frequência.

 Probabilidade da ocorrência.

De acordo com a avaliação, cada aspecto recebe uma pontuação correspondente ao seu nível de significância.

Aspectos e Impactos Ambientais

Área Aspectos Impactos

Recebimento de Produtos Químicos Vazamento de produtos químicos dos tanques.

Contaminação do solo e da água.

Risco de trasbordamento dos tanques.

Caldeira Emissões de gases na atmosfera Contaminação do ar

Processo de lavagem para retirar Risco de alta contaminação e alto consumo da água. Contaminação da água

as impurezas dos produtos e a alimentação Desperdício

das torres de resfriamento

Auditoria Interna

Com o compromisso de verificar a adequação, implementação e manutenção da Política Ambiental em todos os processos da companhia,os colaboradoresrealizam esses processosde exame e validação,comparados os pontos de não conformidade da auditoria anterior, é focado nos pontos mais críticos e analisam o grau deimportância ambiental da atividade.A partir da identificação de oportunidades de melhoria,são gerados planos de ação, os quais são acompanhados pelaequipe de Meio Ambiente egarantem sua eficácia, asnão conformidades e observações são enviadas aosgrupos de trabalho responsáveis.Na unidade de Taubaté, as auditorias internas, quefazem parte do Sistema de Gestão Integrado (SGI)o qual abrange meio ambiente, qualidade e segurança, são realizadas duas vezes por ano. Para isso a Petroquim formou uma equipe de auditores.

Auditoria Externa

Uma vez no ano ocorrem auditorias externas,em todas umas as três unidades, aonde vem um auditor externo que deve ser um representante do órgão certificador reconhecido e respeitado. Em cada uma das unidades da Petroquim é agendada data para uma auditoria de certificação.

Patrulha ambiental

Mensalmente a Patrulha de Meio Ambiente eSegurança inspeciona as instalações da Petroquim e áreas operacionais das contratadas. O intuito éidentificar anormalidades, riscos de acidentes, limpeza eorganização, atendimento aos requisitos legais, normas eprocedimentos operacionais, além de controle de registrose de documentos.Depois de realizado a ronda e com base no diagnóstico encontrado, sãopropostas melhorias, de modo a tornar as instalações maisseguras para as equipes de trabalho e para os rigorososcritérios de preservação ambiental da companhia.

A cada três meses a patrulha de Meio Ambiente realiza nas três unidades, uma fiscalização extra e em especial nas áreas operacionais. Nas ocasiões, gerentes e diretores,buscam identificar possibilidades de anormalidades, garantindoassim a diminuição de riscos ambientais e melhorando adesempenho ambiental da companhia.

Investimentos e despesas em meio ambiente

A contabilidade ambiental da Petroquimé baseada na classificação dos recursos em investimentos ambientais e despesasambientais, na área de produção do segmento industrial. Os investimentos ambientais são todos os investimentos que cujos efeitos se prolongamalém do ano vigente etudo o que não se encaixa nessa definição se domina despesas ambientais. Os recursos são liberados de acordo com os princípios dadiretoria corporativa da Petroquim, tendo como meta desenvolveruma contribuição social significativa para os locais onde a companhia atua.

Substâncias perigosas (materiais diretose indiretos)

Através de medidas voluntárias e além de assegurar o total cumprimento legal, a Petroquimtem sido um patrocinador ativoque reduzam, ou seja, eliminem completamente o uso desubstâncias perigosas em seus processos produtivos. A Petroquim proíbe o uso de materiaiscontendo quaisquer substâncias proibidas especificadasna lista de substâncias banidas, conforme o padrão técnico da Petroquim, por fornecedores de matérias-primas, materiaiscomplementares, equipamentoscontratados paraconstrução, trabalho de limpeza e jardinagem. Os fornecedores devem enviar a ficha de informação de segurança de im produto químico (FISPQ) ao planejar em utilizar o mesmo, para que assim indique o cumprimento do padrão técnico da Petroquim, cujo objetivo é assegurar a segurança e a saúde dos nossos colaboradores e parceiro, assim como eliminar todo e possível risco de contaminação do meio ambiente.

Plano de ações e metas

Como o programa de gestão ambiental administra o desenvolvimento de melhorias e aprimoramento mais complexos que envolvem vários setores da produção. Além disso, o mesmo permite um planejamento das ações,definição de prazos, responsabilidades e aprovação derecursos para que se alcancemos objetivosambientais.

Plano de Ação e Metas

Resíduos

Os resíduos são removidos da planta por uma empresa contratada, que os transporta para uma área de aterro próxima.

Papéis e lixo de escritório são separados e feitos à coleta seletiva e retirados por uma empresa contratada que os transporta para uma área de reciclagem.

Construída uma área para o processo de síntese dos corantes diminuindo a emissão de pigmentos que são espalhados pelo vento nas áreas vizinhas.

Ar

Troca da caldeira alimentada por óleo diesel e madeira por uma caldeira a vapor eliminando os gases causados pela combustão destes.

Água

O sistema de captação de águas fluviais é inspecionado regularmente e as águas da superfície são tratadas e reutilizadas para os processos de lavagem para retirar as impurezas dos produtos, para alimentar as torres de resfriamento, limpeza interna nos banheiros e lavatórios.

Armazenamento

Foram construídos diques de contenção em todos os tanques e toda a área de recebimento de produtos químicos foi impermeabilizada, eliminando as ocorrências de vazamento durante as operações de recebimento destes produtos, onde os principais produtos químicos utilizados na planta incluem solventes, ácido sulfúrico, clorídrico e óleo combustível.

Eletricidade

Redução no consumo de energia elétrica por meios de trabalhos de conscientização para desligamento de luzes, computadores e instalações de censores presenciais.

Redução no consumo de energia elétrica gasta nas torres de resfriamento, bombas etc.

Redução no consumo de energia de iluminação através da utilização de lâmpadas econômicas.

...

Baixar como  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »