TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Trabalho Escolar: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Vídeo: “O veneno está na mesa”

Direção: Silvio Tendler

Questões e Reflexões

1) Diferencie agricultura familiar de agronegócio.

Agricultura familiar é quando se planta uma certa quantidade para a sobrevivência, já o Agronegócio é planta-se em grandes quantidades para comercializar com a Industria.

2) Sob a ótica da responsabilidade social, como o agronegócio prejudica a agricultura familiar?

Na verdade esse tipo de responsabilidade social de certa forma e para “mascarar” o agricultor, pois sua produtividade aumenta com o uso do agrotóxico e os defensores agrícolas para ajudar a combater as pragas, porem mais prejudica do que resolve os problemas, tanto para quem manuseia quanto para quem os posteriormente consomem.

3) Que tipo de ética ou responsabilidade social é promovida a partir da produção de alimentos com utilização de agrotóxicos e defensivos agrícolas?

4) Quem paga o baixo custo (preço) dos produtos da agroindústria?

Principalmente os agricultores que estão em contato direto com o “veneno”, que á industria compra a preço baixo, pagando com sua própria saúde (vida).

5) Por que lavar os alimentos não é suficiente para proteção contra os defensivos agrícolas?

Não é suficiente, pois de acordo com as aplicações dos defensivos agrícolas e o desenvolvimento das plantas e seus frutos acorre absorção pela excessiva exposição aos defensivos, pois em alguns casos essas são as únicas formas para a planta se desenvolver e produzir com aparente qualidade, e assim passa a ser mais improvável se proteger apenas lavando os alimentos superficialmente.

6) Produtos processados estão livres dos defensivos?

Pelos recursos utilizados no processamento dos produtos podem ate eliminar vestígios dos defensivos e agrotóxicos, porem são utilizados outros pesticidas para garantir a aparente e qualidade e validade dos produtos processados.

7) Por que o preço dos produtos orgânicos é elevado?

Os Produtos Orgânicos são mais caros porque são totalmente livres de produtos químicos e com isso exige maior cuidado e sua produção não é tão alta, além de não ter nenhum incentivo do Governo para este tipo de financiamento.

8) É possível produzir orgânicos para abastecimento no Brasil?

Não é possível pois terá que ter um investimento muito alto e uma produção em larga escala,que para abastecer um Brasil precisaria necessariamente de 3 à 4 Brasis para abastecer a população.

9) Como a postura da presidente argentina Cristina Kirchner deve ser entendida do ponto de vista da responsabilidade social?

Deve ser entendida de maneira que ela procurou investigar sobre os agrotóxicos e como é sua procedência na saúde humana.Os riscos que as pessoas correm com seu consumo despercebido a olho nu, mostrando preocupação com a saúde de sua população.

10) Como o caso de Adonai representa uma resistência aos sistemas de produção que infringem a responsabilidade social?

Adonai pratica a agricultura orgânica sem trangênicos e propõe novas alternativas para que não necessite de produtos que venham contaminar o solo e torna-lo próprio para o cultivo.

11) Que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com