TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Trabalho Universitário: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 UMA BREVE HISTÓRIA DA ZONA URBANA E RURAL

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Uma das origens da vida rural iniciou cerca de 10 mil anos atrás, onde povos caçadores, coletores começaram a prestar atenção em determinados grãos, que foram coletados com a finalidade de alimentação e que poderia ser novamente enterrados, ou seja, semeados com a intenção na produção de novas plantas e idênticas a de origem.

Desde então quanto mais era plantado, mais produção havia para suprir suas necessidades alimentícias, as plantas eram cultivadas uma perto das outras, favorecendo a rapidez da colheita.

As enchentes frequentes dos rios progrediam a produtividade da terra, e a humanidade se englobavam, em regiões específicas com grande intensidade populacional, a principal descoberta que houve foi o “bronze” que substituiu a “prata”.

Aproximadamente 4 mil anos atrás, o homem iniciou a produção de bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze. (SUAPESQUISA).

Neste período se reuniam várias pessoas onde se desenvolvia as aldeias surgindo à comunidade, dedicando na organização do comercio. Havendo negociação em troca de alimentos por animais e também tendo como trabalho o artesanato.

Segundo Reis (2006), observou-se:

[...] a emergência de um espaço rural multifuncional com a introdução de uma diversificação econômica, em meio a novas formas de produção e subsistência. Em visível contraste com o que predomina no passado. A expansão urbana sobre as áreas rurais e o aumento no numero de pessoas ocupadas em atividades ate então consideradas exclusivamente urbanas indicam a existência de um novo paradigma sócio espacial no brasil.

Já na zona urbana pela falta de emprego os camponeses tinham que procurar as indústrias para trabalhar formando cidades.

A Revolução Industrial que foi no século XIX, ajudou na eclosão das indústrias e a evolução para a economia do mercado, com mais serviços, negócios, qualidade de ensino, conhecimento tecnológico para o progresso da produção social e a infraestrutura, aumentando constantemente a área urbana.

Consequentemente, o desenvolvimento melhorou e contribuiu para o aumento sustentável da área rural, e liberou novas oportunidades nas áreas urbanas.

3 VIDA RURAL E URBANA NO BRASIL

3.1 ZONA RURAL

A sociedade rural no Brasil vem reduzindo cada vez mais desde o Êxodo Rural, nas décadas de 60 e 80 aproximadamente 13 milhões de pessoas abandonaram o campo em rumo dos centros urbanos, equivalendo a 33% da população naquela época.

Focando no Censo 2000, a população brasileira é agora a maior parte urbana (81%), sendo que cada dez habitantes do Brasil oito moraram em cidades, e restando somente 18% esta vivendo no campo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2005 o Brasil tinha uma taxa de urbanização de 84,2% e, de acordo com algumas projeções, até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deve pular para 93,6%. Em termos absolutos, serão 237.751 milhões de pessoas morando nas cidades do país na metade deste século. Por outro lado, a população rural terá caído de 29.462 milhões para 16.335 milhões entre 2005 e 2050. (ONU, 2005).

Essa exibição da ONU é um assunto muito sério, pois aponta que a vida rural ainda sofre com os desleixos de seus municípios como: saneamento básico, educação, saúde que acarretam uma série de doenças assim como dizia:

Ribeiro e Lima (2000, p. 50).

Lixo é um conjunto heterogêneo de elementos desprezados durante um dado processo e, pela forma como é tratado, assume um caráter depreciativo, sendo associado à sujeira, repugnância, pobreza, falta de educação e outras conotações negativas.

Por este motivo entre outros e também ter chances ao se ingressar no mercado de trabalho fazendo com que as pessoas continuem migrando para as cidades nos grandes centros.

Há uma grande convicção de quando olhamos grandes plantações, pastos, áreas verdes, estradas de terra, entendemos que lá é a zona rural. E da mesma forma que vemos prédios, carros e asfalto e arranha-céu temos a compreensão automática que é uma área urbana.

Mas o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) define da seguinte maneira:

A classificação da situação do domicílio é urbana ou rural, segundo a área de localização do domicílio, e tem por base a legislação vigente por ocasião da realização do Censo Demográfico 1991. Como situação urbana considera-se as áreas correspondentes às cidades (sedes municipais), às vilas (sedes distritais) ou às áreas urbanas isoladas. A situação rural abrange toda a área situada fora desses limites. Este critério é, também, utilizado na classificação da população urbana e rural. (IBGE. 2000).

O Brasil é um país urbano onde as pessoas da área rural passam para as cidades buscando condições de vidas que sejam melhores e o IBGE por fim apresenta que: “em 2000 a população urbana ultrapassou 2/3 da população total, e atingiu a marca dos 138 milhões de pessoas”.

3.2 ZONA URBANA

A urbanização vem se desenvolvendo desde 1970 quando a margem de desigualdade da zona rural para a urbana era de em média de 10%, este número vem crescendo a cada dia, as facilidades da cidade atraem os moradores da zona rural pelo fato de ter facilidades ao redor como: indústrias, comércios, educação, tecnologia, saúde e sem esquecer os serviços bancários.

No Brasil a região onde existe mais cidadão urbano é a região sudeste logo atrás centro-oeste, sul, norte e por ultimo nordeste, e segundo o IBGE “a Região Sudeste, em 2000, ainda se mantinha na liderança do processo de urbanização”. Não podemos dizer urbanização sem citar em especial o coração capital do Brasil, a grande cidade: São Paulo não só urbanizada mais também globalizada, com várias misturas de raças, culturas e povos.

Concluindo que a urbanização faz parte do nosso dia-a-dia e que hoje a preocupação principal é com nossas áreas naturais e regiões menos Habitadas (área rural), devemos e podemos planejar um crescimento no qual não prejudique o nosso futuro e nem das nossas gerações futuras caso possível.

4 CONCLUSÃO

A frequência enorme de conflitos das variedades de duas vidas absolutamente diferentes e de origem industrial inovadora como a urbana e rural, que foram completamente mudados pelo Êxodo, que vem de um passado cheio de glórias para um futuro cheio de problemas e foi resultado de uma grande quantidade de migração para os grandes centros, por causa da irresponsabilidade social, as mudanças na qualidade de vida, sustentabilidade e o direito a inclusão social.

Pode observar que o planejamento para o desenvolvimento sustentável é a maior necessidade no momento por não ter tido no passado, por mais que o desafio dos Municípios é garantir a eficácia do planejamento urbano, é planejar uma Cidade que proporcione qualidade de vida, lazer, águas tratadas, que as crianças tenham parques árvores para apreciar, direito a moradia digna, saúde, não podem ficar esperando somente dos municípios e sim um dever em que o estado, empresas, sociedade como um todo.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »