TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Artigo: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

É de fatoque em dias atuais a responsabilidade sócio-ambiental vem influindo cada vez mais no desempenho econômico de qualquer empresa atualmente e que este fato pode ser evidenciado.

Assim, a realização de uma gestão ambiental correta e sustentável, mais do que ser condição, torna-se um importante diferencial competitivo para as mesmas.

Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de Sistema de GestãoAmbiental (SGA) baseado na Norma ISSO14000.

A empresa que vem atuando no mercado de cosméticos tem investido fortemente em desenvolvimento tecnológico e no fortalecimentode sua sustentabilidade e marca.

A empresa

A Sta. Cecilia é uma empresa que atua no mercado de cosméticos vendendo produtosinovadores essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira.

Á sua imagem positiva ealto desempenho financeiro apresentado. Nos últimosanos, vem aumentando significativamente sua área.

Com sede em Leme, no estado de São Paulo, a empresa possui consideraçõespraticas ambientais corretas, laboratóriosde pesquisa, produção e logística,operacionais, administrativos e comerciail Como os seus produtos sãofabricados com matérias-primas naturais extraídas em escalas consideradas possui programas, que têm como objetivo a minimização dos impactos negativos causadosà Natureza.

03

POLÍTICA AMBIENTAL

É aorganização na qual a empresa demonstra as suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental conforme formalmente expresso pela Alta Administração (NBR ISO14001). Essa política fornece uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e metas ambientais, que devem ser coerentes com as demais políticas da empresa.

A política ambiental representa o comprometimento da alta administração com as suaspartes interessadas em relação a assuntos ambientais, devendo ser documentada e compreendida pelos seus funcionários.

POLÍTICA AMBIENTALSTA. CECILIA

Classificada como uma empresa deporte médio . Sua política ambiental (PA) contém importantes compromissos que uma empresa deve ter com o meio ambiente.

Em sua política ambiental elaassume que inclui questões na sua estrutura organizacional.

Existem alguns compromissos que devem ser expostos em uma política ambiental, como amelhoria continua do desempenho ocupacional, eliminação, prevenção, redução ou controle de riscos, entre outros.

A empresa possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos

ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos,

estabelecendo periodicamente novas metas.

Atividades desenvolvidas pela empresa

• Produção de Perfumes

• Atividades administrativas

• Embalagens de alumínio

04

Aqui vamos destacar os aspectos e impactos ambientais.

Tabela de identificação de riscos

Tarefa Aspecto Impacto Importância

Atividade Administrativa Utilização de agua Esgotamento de recursos naturais. 35,09 %

Produção de perfumes Geração de resíduos Contaminação dos solos, rioslençóis freáticos. 21,05b%

Embalagens de alumínio Constante extração de minério Esgotamento dos recursos naturais e poluição por acumulo deste material nos solos e rios. 43,86 %

O que possui maior importância é aembalagem de alumínioporque o constante uso disto pode influenciar na poluição dos solos e rios.

Separação de riscos

Atividade administrativa Produção de perfumes Embalagens de alumínio

35,09 % 21,05 % 43,86 %

Riscos críticos Riscos sérios Riscos críticos

Plano de ação

Embalagens de alumínio:

Por haver constantes extração de minérionas embalagens osriscos são constantes por causa do esgotamento dos recurso naturais e poluição por acumulo do material nos solos e nos rios. Por isso a Sta. Cecilia tem como objetivo diminuir a substancialmente a utilização do alumínio através do uso de refis ou seja a empresa tem como meta de 70% das embalagens de alumínio ser substituído por refil.

O processo terá inicio com suprimentos no setor de embalagens no prazo de 4 meses o responsável (gestor de projetos) terá que aplicar um método de pesquisa de mercado, analises de matéria prima e adaptação do setor de embalagens.

05

Atividades administrativas reutilização de agua:

A utilização da aguapor ser considerado também um risco critico com o esgotamento dos recursos naturais , tem como objetivo reduzir significativamente o consumo de agua, ou seja tem como meta reutilizar 80% da agua captada no rio.

O processo de reutilização que é na área de suporte á empresa tem como prazo de realizaçãode 6 meses o responsável (gerente da área de suporte e Eng. Químico) fazer a analise de construção no terreno, e manutenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com