TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Competencias

Trabalho Universitário: Gestao De Competencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Básicas

Na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal – são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas.

Todo funcionário precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades na empresa.

Quando o funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões. O importante é adquirir e agregar novas competências que sejam fundamentais para o sucesso de negócios da empresa, sob pena de investir em treinamento sem retorno para as necessidades reais da organização

A gestão por competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades do negócio e como as pessoas poderão aportar valor a empresa.

As pessoas devem contribuir construtivamente em tudo e, para tanto, devem ter condições de aprender continuamente.

Antes, o bom desempenho significava executar um conjunto de tarefas repetitivas, e a qualificação era restrita a cada tarefa em particular. Hoje, com adoção de equipes, e eficiência do individuo esta cada vez mais vinculada a habilidades de comunicação e colaboração.

No passado, a administração paternalista assumia a responsabilidade de solucionar problemas e aumentar a produtividade do trabalhador. Hoje, espera-se que as pessoas descubram por si próprias como melhorar e agilizar seu trabalho. Para tanto, elas precisam pensar criativamente, solucionar problemas e analisar situações, fazer perguntas e esclarecer o que não compreendam para sugerir melhorias.

No passado, conhecer tecnologia significava saber como operar máquina ou computadores para processar textos ou análises financeiras. Hoje, a ênfase esta em usar o equipamento de informação que conecte com membros da equipe ao redor do mundo. Além de realizar tarefas, comunicar-se com pessoas em todo o mundo compartilhando ideias e melhorias nos processos de trabalho.

Hoje predomina a necessidade de pessoas treinadas em conjunto de habilidades que levem em conta o ambiente competitivo global, mutável e volátil.

O novo imperativo é a identificação e o desenvolvimento de pessoas capazes de conduzir a empresa para o século XXI. Em vez de programas externos de educação para executivos, as empresas estão elaborando programas personalizados de aprendizagem.

Como as qualificações necessárias evoluem e mudam incessantemente, as pessoas precisam assumir o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o conhecimento e as competências exigidos tanto na atividade atual como nas atividades futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com