TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Compras

Artigo: Gestao De Compras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

GESTAO DE COMPRA:

A função de compra é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos. Por isso, muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento de cadeia de suprimentos ou simplesmente gerenciamento de suprimentos um conceito voltado para o processo de compras. A gestão de compra requer um processo estratégico nos negócios da empresa, focalizando no volume de recurso principalmente financeiro, ou seja, para não ter gastos a mais, de forma que de forma correta pode render mais lucro. Todos os departamentos se unem no mesmo objetivos a obtenção de materiais certos e na quantidade correta, das entregas no prazo e preços mais vantajosos, por que a compra e uma responsabilidade de todos atenta-se se os estoques esta precisando de abastecimento mantendo informado o departamento de compra para compra a quantidade necessária para suprir as necessidades O departamento de compras pode assumir o papel de negociação de preço com os fornecedores, essa negociação pode ser positiva no resultado final da compra.

O ciclo de compras consiste nos seguintes passos:

1. Receber e analisar as requisições de compra.

2. Selecionar fornecedores, encontrar fornecedores potenciais, emitir solicitações para cotações, receber e analisar cotações, selecionar o fornecedor certo.

3. Determinar o preço correto.

4. Emitir pedido de compras.

5. Fazer um acompanhamento para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.

6. Receber e aceitar as mercadorias.

7. Aprovar a fatura para pagamento do fornecedor (ARNOLD, 1999, p.209).

O ciclo de compras é de alta importância, pois inicia quando o comprador recebe a requisição, analisa-a e efetua a compra de acordo com o que foi solicitado, buscando negociar com o fornecedor para obter um custo mais baixo e fazer com que a Seleção de fornecedores e um dos passos fundamentais da função de compra e consequentemente da cadeia de suprimentos.

Um bom fornecedor e aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto da quantidade exigida, tem a capacidade de produzir as quantidades necessárias e pode administrar seus negócios com eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preço competitivos. (Arnold (1999,Pag 218)

Assim pode-se deduzir que a função compras é essencial para garantir o suprimento de materiais, estrategicamente planejada e realizada poderá render mais lucros. A atividade compra deve atender aos objetivos normais de desempenho de produção como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos

As empresas para mante-se no mercado competitivo buscam atender seus clientes de forma satisfatória buscando sempre suprir suas necessidades e melhorar continuamente seus serviços produtos a fim de fidelização de clientes.

GESTAO DE ESTOQUE:

Os estoques funcionam como elemento regulador do fluxo de materiais nas empresas, há necessidade de certa quantidade de materiais, que ora aumenta, ora diminui amortecendo as variações, a manutenção de estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com