TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Controle De Informação Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Controle De Informação Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

Segundo o Livro Didático, "Os sistemas voltados para a produção geram relatórios ligados aos três estágios da produção: logística de entrada, produção e logística de saída", sendo:

• Logística de entrada - compra de materiais, entrega de suprimentos e manuseio de materiais;

• Produção - programação de operações, fabricação de produtos, controle de estoques, etc.

• Logística de saída - processamento de pedidos, controle de expedição e distribuição.

Um dos sistemas de gestão operacional de informações logísticas e que atua dentro do contexto acima, chama-se WMS - Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. Tem como objetivo gerenciar as movimentações no armazém / CD- Centro de Distribuição, voltado para a produtividade e atendimento dos pedidos.

Com base no texto acima, responda as questões abaixo:

1. Identifique pelo menos duas soluções em WMS, elaborando um relatório comparativo entre ambas, com destaque para:

a. Principais funcionalidades (1,5 pontos)

Primeira solução:

Entrada: O produto é desembarcado nas docas de recebimento do armazém e identificado por código e quantidade.

Estocagem: de acordo com o espaço disponível no layout de estocagem o sistema aloca o produto que chega a um local específico para posteriormente ser retirado.

Gerenciamento de estoque: Monitora os níveis do produto nos pontos de estocagem no armazém. Se os níveis atingirem o limite (de acordo com as regras pré estabelecidas) o pedido de reposição é transmitido ao departamento de compras ou diretamente para o fornecedor.

Processamento de pedidos e retirada: identifica os itens solicitados nos pedidos. Divide o pedido a fim de adequá-lo às condições de separação e organiza o fluxo do pedido ao longo das diversas áreas de armazenagem a fim de que os itens consigam chegar às docas de embarque com um pedido completo e na seqüência apropriada com outros pedidos, para serem embarcados.

Preparação para o embarque: pedidos de clientes localizados na mesma região são escolhidos simultaneamente a fim de chegarem no ponto de embarque e na carroceria do caminhão, contêiner ou vagão ferroviário, ao mesmo tempo.

Segunda solução:

Programação e entrada de pedidos: Coloca os pedidos de modo rápido e acurado no armazém, melhora o desempenho do sistema corporativo (ERP) quanto ao planejamento do atendimento.

Planejamento e alocação de recursos: Planeja automaticamente a alocação de mãode-obra diária, além do método de movimentação de material e o equipamento a ser utilizado por cada operador.

Portaria: Controla todos os veículos envolvidos nas operações de recebimento, gerenciando a fila de espera e designação de docas, além de controlar dados do fornecedor, ordem de chegada e prioridade de descarga.

Recebimento: Identifica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a estocagem.

Inspeção e controle de qualidade: Notifica o operador de inspeção das necessidades dos materiais recebidos, permitindo a entrega imediata de produtos à inspeção ou à notificação imediata para que um inspetor venha à recepção; confirma e libera a inspeção quando os produtos ficam estocados em quarentena, evitando a separação física do material.

Estocagem: Analisa o melhor método de estocagem, considerando local, tipo de equipamento, momento oportuno para estocar; possibilita o conhecimento do que está estocado; apóia o recebimento do material que entra; a consolidação de números de mesmo item; inventário rotativo e zoneamento de áreas de produtos.

Transferências: Gerencia os fluxos de transferência de itens entre áreas, ou de um depósito para outro, seja próprio ou terceirizado.

Separação de pedidos: Transmite os pedidos de mais alta prioridade aos separadores de pedidos; se as prioridades forem iguais, transmite as solicitações de separação com base nos critérios pré-definidos.

Expedição: Inclui a roteirização dos produtos separados para as devidas áreas de separação de cargas na expedição; a geração automática dos conhecimentos de embarque e atualização automática de arquivos de pedidos abertos de clientes.

Inventários: Permite realizar os inventários físicos de forma rápida e precisa, executando-o por tipo de produtos ou localizações físicas, também podem ser feitas auditorias internas sem bloqueio de movimentação e de acordo com os critérios da empresa, além de acertos de inventários, tais como: quebra; mudança de status de produtos

.

Controle de contenedores: Controla os contenedores como paletes, racks, berços, cestos aramados, caixas plásticas, fitas de arquear aço e plástico, papelão.

Relatórios: Fornece relatórios de desempenho e informações operacionais que subsidiam o processo de gerenciamento do armazém.

b. Diferenciais competitivos (1,0 ponto)

Diferencial 01:

Eliminação de reclamações por parte dos clientes;

Optimização do espaço para armazenagem;

Melhoria da produtividade;

Vantagem competitiva;

Controle de saida e entrada mercadorias;

Controle de produção individual ou coletiva;

Diferencial 02:

Aumento da produtividade logística e diminuição do número de operações.

Controle total das localizações.

Controle da preparação de pedidos em tempo real.

Controle da produtividade dos operários.

Eliminação de erros nas expedições.

Incremento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com