TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operação Logistica II

Monografias: Gestão De Operação Logistica II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 5

1. A Iluminar Ltda, fabricante de lustres e luminárias, recebeu uma encomenda de 1.200 luminárias modelo brilhar, cuja árvore de estrutura é a seguinte: (3,0 pontos)

A Iluminar Ltda possui o seguinte volume de estoque de produto final acabado e componentes:

- Luminária Brilhar = 200 unidades;

- Cúpula = 100 unidades;

- Suporte para encaixe da cúpula = 100 unidades;

- Suporte para encaixa da lâmpada = 200 unidades;

- Instalação elétrica completa = 150 unidades;

- Soquete para lâmpada = 200 unidades;

- Fio elétrico = 300 metros;

- Interruptor = 150 unidades;

- Tomada = 150 unidades;

- Cano de alumínio = 300 canos nas medidas padrão da luminária;

- Base de metal = 300 unidades;

a) A nova política de estoques da empresa é a de não manter saldos em estoque, dessa forma, a partir das informações apresentadas e da necessidade de atender o pedido de 1200 unidades, pode-se concluir que a quantidade de Cúpulas e de interruptores a serem adquiridas será de respectivamente? Apresente os cálculos e raciocínio.

Utilizando a estratégia de produção variável, onde é produzida somente a quantidade demandada pelo plano de vendas, realizou-se o plano agregado apresentado abaixo:

Após este planejamento constatou-se a necessidade de 900 cúpulas e 850 interruptores para produção da quantidade demandada no plano de vendas.

b) Considere que a Iluminar Ltda é uma empresa ingressante no mercado, dessa forma, você é contratado como consultor da área de produção e necessita explicar qual a importância que a estrutura de produto representa para a gestão de operações?

Todo o processo de planejamento e gestão de operações está infundado com a especificação detalhada do produto (necessidades dos consumidores). A oportunidade reconhecida deverá ser transformada em uma declaração detalhada, onde estudos de viabilidade técnica e econômica irão definir a viabilidade de produção.

Como consultor iria tomar como base os fundamentos acima, utilizando ainda a criação de projetos preliminares das especificações do produto e da definição dos processos de produção. Tais projetos e processos iriam demonstrar com clareza a importância do fluxo de materiais, pessoas, informações e sistema produtivo.

2. Analise as proposições apresentadas, em relação à Administração da Produção e Operações, julgue se concorda ou discorda e justifique seu posicionamento com no mínimo 10 linhas para cada item: (2,0 pontos)

I – O plano mestre de produção não se relaciona com o planejamento de vendas que é responsabilidade da área de marketing. Assim, o plano mestre leva em consideração a existência de suprimentos e a programação da produção.

(x) Concordo

( ) Discordo

Justificativa:

O planejamento mestre de produção não possui ligação com a demanda de vendas, que é imperativa no processo de produção, mas serve com principal fornecedor de informações para o planejamento das necessidades de materiais (MRP).

O plano mestre de produção tem evoluído no decorrer dos anos, da posição de simples entrada de dados para o módulo de MRP, para uma atividade extremamente complexa, responsável pela coordenação das demandas de vendas e da produção e transposição dos planos de médio prazo da companhia, em detalhadas decisões de curto prazo no processo produtivo.

II – No momento atual no qual predomina uma grande competitividade entre empresas, um dos reflexos mais importantes ocorre em relação ao ciclo de vida de produtos que se torna cada vez mais reduzido, diante deste contexto, as empresas investem cada vez mais na engenharia de produto procurando implementar diferenciais e inovações.

( ) Concordo

(x) Discordo

Justificativa:

A enorme competitividade entre as empresas e o ciclo de vida dos produtos diminuindo constantemente, trouxeram mudanças importantes na maneira com as empresas desenvolvem seus produtos. Uma delas é a busca constante em construir sistemas de produção enxutos, pequenos, compactos e que permitam que seus produtos sejam feitos com qualidade maior e menores custos produtivos.

Os novos produtos estão em constante desenvolvimento por áreas específicas dentro das empresas, com metas arrojadas de lançamentos de novos produtos, porem com foco constante em desenvolverem projetos funcionais, confiáveis, de fácil produção, rápida introdução no mercador, com custos competitivos, e principalmente, atendam as expectativas dos consumidores.

3. Para realizar esta questão, primeiramente, você deve assistir um vídeo a respeito de Gestão de Operações e Logística, o qual apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com