TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Recursos Humanos

Ensaios: Gestao De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

FCG – FACULDADE CAMPO GRANDE

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Campo Grande MS/2014

ACADÊMICOS

Campo Grande MS/2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá mostrar a importância da avaliação de desempenho para dentro de uma organização que atua no ramo de embalagens diversas, através de um modelo de frases descritivas para o setor de vendas, com intuito de avaliar os pontos que se encontram em desacordo com o padrão exigido.

Com esse tipo de avaliação é possível avaliar o desempenho de cada funcionário em cada setor da empresa, proporcionando um melhor desempenho e consequentemente uma melhor produção para dentro da empresa. Mas mesmo antes de ser implantado um método de avaliação de desempenho é de fundamental importância fazer um diagnóstico para que se possa verificar os pontos negativos a serem melhorados e também os pontos positivos para que desta forma possua uma manutenção.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Avaliação de desempenho é um método que busca estabelecer um contrato com os colaboradores em relação aos objetivos e resultados que a empresa busca conseguir, é um dos combustíveis essenciais para qualquer organização, e sem sua existência dificilmente este instrumento fará algum sentido de melhoria. Este processo tem a finalidade de obter resultados esperados, tendo como base o planejamento estratégico ou estratégias da organização, em um acompanhamento periódico de como esta sendo este progresso. (PONTES, 2010).

Dentro das organizações os líderes e gerentes tem fundamental importância em planejar uma avaliação de desempenho, visando o acompanhamento desta avaliação com seus liderados a fim de que possa melhorar o trabalho. Há duas formas de analisar o desempenho dos funcionários dentro de uma organização, de forma quantitativa e qualitativa. (PONTES, 2010).

A de forma quantitativa tem por finalidade mensurar os resultados na questão dos objetivos a serem alcançados, como por exemplo:

• Planejamento estratégico;

• Definição dos objetivos das unidades;

• Contrato de objetivos, indicadores e padrões de desempenho;

• Acompanhamento dos resultados;

• Avaliação final. (PONTES, 2010).

A avaliação de desempenho foca no desempenho que o colaborador adquiri no trabalho e não na pessoa em si, diferentemente da avaliação de competência e de cargos, pois a avaliação por competência analisa o futuro de seu funcionário em relação ao seu crescimento profissional, verificando os seus conhecimentos, experiências, habilidades e aptidões. Já a avaliação de cargos tem por finalidade estabelecer os valores dos cargos da empresa, para que dessa forma encontre os níveis de cargos para um plano de carreira. (PONTES, 2010).

Vejamos as principais diferenças entre a avaliação de desempenho, potencial e cargos:

• Avaliação de cargos: estabelece uma hierarquia dos cargos na empresa e não tem relação com a pessoa que ocupa o cargo.

• Avaliação de potencial: avalia a capacidade (competências) da pessoa em termos do seu futuro profissional dentro da empresa.

• Avaliação de desempenho: avalia o comportamento, competências ou resultados da pessoa tendo como parâmetro alvos desejados. (PONTES, 2010, p.28).

FEEDBACK

O Feedback é uma comunicação que busca adquirir informações importantes a respeito de quem se esta ouvindo, para que possa ter uma devolutiva tanto positiva quanto negativa a quem pronuncia alguma informação para seu colaborador dentro de uma ambiente de trabalho, e deve ser de maneira clara e objetiva, para que não haja nenhum tipo de distorção na comunicação.(PONTES, 2010).

Este tipo de comunicação pode ser formal como informal, de maneira que possa fluir naturalmente para que cada funcionário de uma organização possa ter noção de como está sendo seu desempenho no seu trabalho, os pontos negativos a serem melhorados e os pontos que já se alcançou, a ponto de contribuir para a manutenção dos objetivos já realizados. (PONTES, 2010).

No processo de avaliação de desempenho, o feedback tem como objetivo as seguintes situações:

• Abrir um canal de comunicação clara e exata entre o líder e o liderado;

• Fornecer ao colaborador uma melhor condição para a execução de seu trabalho;

• Dar oportunidades ao colaborador de conhecer o que a empresa espera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com