TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Democratica Escolar (entrevista)

Por:   •  6/10/2016  •  Dissertação  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA TAUBATÉ l

PEDAGOGIA MATUTINO

6° SEMESTRE

CRISTINA DE LOURDES SANTOS POLO RA 5076707303

FÚLVIO SILVA GOMES RA 8072841934

JULIANA DE ALMEIDA SANTOS RA 9902009125

LUCIANA DE OLIVEIRA SOUZA RA 8412129858

SANDRA CAETANO ROCHA RA 8641271523

PROF. ESP. AMANDA ZARZUR

ETAPA 2 DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DENTRO DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

TAUBATÉ

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ l

CURSO DE PEDAGOGIA

CRISTINA DE LOURDES SANTOS POLO RA 5076707303

FÚLVIO SILVA GOMES RA 8072841934

JULIANA DE ALMEIDA SANTOS RA 9902009125

LUCIANA DE OLIVEIRA SOUZA RA 8412129858

SANDRA CAETANO ROCHA RA 864127

ETAPA 2 DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DENTRO DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ENTREVISTA COM A GESTÃO E DOCENTES

Atividades teóricas práticas supervisionadas da disciplina Fundamentos da Gestão em Educação do 6° semestre do curso de Pedagogia apresentadas a Profª. Esp. Amanda Zarzur , referente as 2° etapa.

TAUBATÉ

2016

Essa entrevista objetiva a percepção dos alunos do curso de Pedagogia, nos processos intencionais e sistemáticos de tomada de decisões da escola, para a promoção da formação humana capazes de formar seres críticos e conscientes do seu papel no mundo, autônomos e participativos na sociedade em que vivem.

Foi realizada uma pesquisa prévia sobre o assunto na qual posicionasse e/ou direcionasse os entrevistadores (alunos) nas questões e que viabilizasse na entrevista. Porquanto, para a realização dessa entrevista, foi realizado um roteiro com as perguntas entregue a unidade escolar para um agendamento, porquanto os entrevistados (gestores e docentes) foram solícitos na receptividade e na execução. Após ter efetivado o agendamento, a entrevista foi realizada com a Coordenação Pedagógica inicialmente e posteriormente com um docente dessa unidade escolar.

Pergunta:

1- Como é realizada a organização escolar, sendo que esta se diferencia de uma organização industrial e/ou comercial, entretanto visam metas e objetivos a serem atingidos e alcançados já que a escola é uma instituição para a promoção da formação humana, como se dá esse trabalho?

Gestão: Seguimos o Projeto Politico Pedagógico que é um documento pré-elaborado, junto com a equipe escolar, o qual serve como um guia, que estabelece a filosofia da nossa escola, é elaborado com a participação de todos: direção, coordenação, professores, pais de alunos, que professa a que nossa escola busca alcançar junto a nossos alunos. O PPP nos direciona é um documento imprescindível para nossa escola, que nos dá um norte para a segmentação do nosso trabalho. Claro que temos muito trabalho, pois tentamos realizar um trabalho em conjunto, uma só voz, de forma sincronizada e que venha atender nossas expectativas. Temos também nossa HTPC, que é um encontro junto com os professores, realizado duas vezes por semana, onde são discutidos e apresentados diversos assuntos, esses que podem a vir a ser uma atividade ou determinação da Secretária de Ensino, ou algum caso que venha opor a nossa filosofia. Esses encontros tem a finalidade de refinar nosso trabalho como também ser um momento em que possamos em conjunto discutir ou planejar um evento, ou caso assim por diante.

Docentes: No começo do ano nos reunimos com a gestão: diretor e coordenador apresentar o PPP para nós, professores, eles pedem sugestões ou qualquer tipo de posicionamento que queira colocar, implementar na escola, e se caso houve alguma mudança eles passam para nós, para que assim, ficamos cientes de tudo que acontece ou acontecerá na escola. No decorrer do ano, nós temos reuniões semanais com a gestão da escola, que sempre nos deixa a par do que está acontecendo, seja um caso, um novo projeto, sempre voltado o foco na qualidade no ensino e aprendizagem de todos, algum curso de especialização e etc, são sempre abordados na HTPC.

2- Comente sobre os principais princípios e atributos da gestão na escola?

Gestão: Nosso foco é voltado para a qualidade de ensino na nossa escola, nossos esforços são sempre voltados para que haja transparência na gestão, de forma a que todos participem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com