TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática na Administração Escolar

Por:   •  2/11/2015  •  Monografia  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão Democrática na Administração Escolar

               A educação é um direito de todos, ajuda não somente no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. É o instrumento para diminuir as desigualdades sociais vivenciadas atualmente no Brasil. É por meio dela também que obtemos desenvolvimento social, cultural e econômico. Segundo a UNESCO- órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - a educação ajuda a combater a pobreza, a miséria e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidade e confiança que são imprescindíveis para se construir um futuro melhor.

         Tendo em vista que uma população escolarizada tem conhecimento de seus direitos e exerce seus deveres como cidadão, por outro lado, os menos escolarizados ficam á mercê e dependente dos outros. De acordo com RIZZI (2013) há estudos que comprovam que pessoas com algum nível de instrução, por menor que seja, possuem menores chances de entrarem para a criminalidade, portanto, a conclusão do ensino médio reduz as chances de o aluno cometer algum ato fora da lei.

        A Educação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, através dela atingem-se melhores desempenhos na área tecnológica, industrial, cultural, na saúde, na inclusão social, entre outras. Além de acarretar em um avanço no nível de consciência das pessoas como participantes de um corpo social, as pessoas participam mais da vida cívica: debatem idéias, engajam-se em lutas sociais, participam da política, cobram soluções para os problemas da sociedade, elegem melhores representantes, lêem mais e pensam em como melhorar a realidade.

        Os indivíduos que não possuem o mínimo de alfabetização, ler e escrever, são considerados analfabetos. O analfabetismo seja ele de leitura ou de escrita ou até mesmo o funcional prejudica a vida de um indivíduo. Tornando mais difícil a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.  

De acordo com uma notícia divulgada no ano de 2014, no site de entretenimento Terra, no Brasil, cerca de 75% da população, entre 15 e 64 anos, não conseguem ler nem escrever. Apenas 1(um) entre 4(quatro) brasileiros conseguem ler, escrever e utilizar essas habilidades como base para o aprendizado de coisas novas. O Brasil é o 8° país no mundo com maior taxa de analfabetismo. O número dessa parte da população em 2001 era de 774 milhões e a projeção é que em 2015 esse número chegue perto dos 743 milhões.

A população caracterizada como analfabeta é aquela que também sofre com outros problemas que aflige o Brasil como a pobreza, por exemplo. Essa parte da população encontra-se na parte da população marginalizada, ou seja, aquela mais carente, que precisa de mais olhares do governo. Carregam consigo fantasmas do descaso como a exclusão social, ligado a aspectos como a democratização dos bens culturais, o acesso à cultura, justiça, moradia e trabalho. (NAOE, 2012)

Para acabar com o analfabetismo era preciso uma cultura cujo foco era democratizar a idéia de que toda e qualquer criança, de qualquer classe social teria que estudar até terminar seus estudos. Mas para isso se concretizar seria necessário que seus pais tivessem oportunidade de trabalhar e sustentar sua casa para que essas crianças tivessem tempo e estudassem. Entender que a educação é o caminho para mudar realidade em que vivemos é fundamental.

         Apesar de estarmos vivendo em pleno século XXI ainda há muita desigualdade pelo mundo e na área da educação não é diferente. Há muitas crianças fora da sala de aula, muitos adultos analfabetos. Faltam estrutura e professores nas escolas. Às vezes o culpado dessa realidade é a falta de planejamento e de administração com o dinheiro público. Mas as vezes a falta de condição das escolas e junto com  a necessidade dessas crianças saírem da sala de aula para ajudarem seus pais a sustentarem a casa é mais necessário do que ter educação, naquele momento de necessidade.

         Falta uma administração pública mais eficiente, mais compromissada em fazer o melhor para sua população carente e necessitada. Há muita corrupção nos dias de hoje, fato esse que também acaba por prejudicar principalmente a educação que precisa de investimento e logística pesada para funcionar bem.

        O nível de corrupção, de criminalidade e de desigualdade social é inversamente proporcional ao nível de escolaridade de um povo. Para termos um futuro Brasil mais ético, com menos desigualdade social, com uma classe política melhor e desenvolvido economicamente precisamos de investimento pesado em educação hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com