TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Orçamento Empresarial

Monografias: Gestao E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO EMPRESARIAL

Porto Velho

2013

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Porto Velho

2013

INTRODUÇÃO

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

Gestão e Orçamento Empresarial

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de

grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e investimentos em imobilizado.

Segundo Frezatti (2007)

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

O principal benefício trazido com a implementação do orçamento empresarial é uma maior segurança na tomada de decisão, pois ele antecede as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para atingir os objetivos fixados.

O orçamento coloca o planejamento em primeiro plano na mente dos administradores, já que os administradores ou gestores, ao atingirem as metas orçamentárias estão automaticamente cumprindo o planejado, tendo em vista que o orçamento é uma formade implementar o planejamento. Uma das principais vantagens do orçamento é obrigar os administradores a pensar sempre à frente do estado atual de sua gestão, prevendo as condições do ambiente em transformação, e preparando-se para enfrentá-las. O orçamento quantifica o volume de recursos necessários para alcançar os objetivos e metas estabelecidos no planejamento, bem como, os resultados a serem alcançados.

A interação entre o planejamento e o orçamento é fundamental para o sucesso das diretrizes e políticas que mantêm a empresa no mercado. O planejamento se constitui em instrumento da administração, que determina as metas e objetivos a serem alcançados; e o orçamento representa a estimativa dos recursos físicos, humanos e financeiros necessários ao alcance das metas e objetivos, ou seja, é uma forma de implementar as políticas e diretrizes planejadas.

Orçamento Flexível

Um dos problemas do processo orçamentário, como um todo, é que ao se orçar para um determinado período, tem-se que recorrer, invariavelmente a métodos de estimativas, para o sucesso do sistema orçamentário é imprescindível a utilização de bases e métodos sólidos, para se projetar e orçar um período futuro, seja ele de um mês ou,pior ainda, de um ano, como é o caso do orçamento periódico, entre outros. Para minimizar este problema, o método intitulado Orçamento Flexível, apesar de inicialmente orçar um período, que também pode ser de um ano, é totalmente aberto às mudanças trazidas pela dinâmica do mercado, podendo ser alterado a qualquer momento. Horngren, Foster e Datar (2000, apud FELISBINO 2003, p. 33), afirmam que o orçamento flexível:

[...] é ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real (ou

receitas e direcionadores de custos reais). O orçamento flexível permite que os gestores calculem um conjunto mais vasto de variações que o orçamento estático.

No orçamento flexível, ao se orçar o volume de recursos necessário para determinado fim, orça-se uma faixa de recursos e não um número pontual. O orçamento flexível e as variações dentro da faixa de volume de atividade orçada, ajudam os gestores a visualizarem as razões que levaram os resultados reais a diferenciar-se dos planejados. Estas variações encontradas, tanto no resultado como nos mais diversos centros de custos, possibilitam ao gestor utilizar, explicitamente, o orçamento como ferramenta de controle, já que o que está estabelecido no orçamento, serve de base de comparação com o realizado.

Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão

As vantagens do desenvolvimento de um planejamento orçamentário estão principalmente no estabelecimento de metas claras a serem atingidas, e na definição de responsabilidade dos diversos departamentos. Essa ferramenta sintonia, comprometidos com o resultado global e não individual.

O orçamento tem como objetivo controlar o patrimônio de qualquer entidade, independente do seu porte e de suas incertezas. Os principais benefícios são:

a- Formaliza as responsabilidades pelo planejamento, obrigando os

administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com