TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresa

Monografias: Gestao Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento dos custos colabora com desenvolvimento de uma organização e esse desenvolvimento parte primeiramente do entendimento da missão, valores, características dos gestores, estrutura organizacional e operacional, com base nisso, vale citar o modelo de Gestão Econômica – GECON, que, conforme CATELLI & GUERREIRO (1994)apud CAVENAGHI é um modelo gerencial com ênfase na administração por resultados econômicos, visando basicamente à eficácia empresarial e decorre do processo de melhoria de produtividade e da eficiência na execução das atividades operacionais da empresa. Esse modelo, baseado no resultado econômico, procura apontar a eficácia da empresa, e estabelecer resultados exatos.

Além do método GECON, existe a curva ABC que é um método de classificação de informações, uma vez que os itens de maior importância ou impacto são devidamente separados, e normalmente esses itens são em menor número. O método ABC corresponde a uma classificação de materiais cuja importância dos mesmos é considerada baseada em sua quantidade e em seu valor. Esse mesmo método também pode ser utilizado para classificar clientes conforme a quantidade de compras que eles realizam ou em relação a lucratividade que eles proporcionam.Nesse caso, esse método é usado para verificar o risco ou valor econômico que o cliente proporciona, ou para identificar a qual tipo de cliente ou organização é preciso focar.

Não somente para classificar clientes e produtos, o método ABC também contribui com a política de vendas, com o estabelecimento de prioridade e administração de estoques. Através da chamada curva ABC é possível notar a circulação dos produtos, o nível de lucratividade e o grau de faturamento da empresa. Ao tomar conhecimento das informações fornecidadas pela curva de ABC, torna-se possível entender quais os recusos financeiros devem ser investidos na aquisição do estoque.

De acordo com Bornia (2002, p.35) “a Contabilidade de Custos surgiu com o aparecimento das empresas indústrias (revolução industrial), tendo por objetivo calcular os custos dos produtos fabricados”, ou seja, o desenvolvimento da Contabilidade de Custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como Contabilidade Industrial. A partir desse evento, a Contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio. No século XX começaram a surgir as teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com