TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão - empresa fictícia Rocket TV

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 3][pic 4]

Universidade Federal De Viçosa

Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes

Departamento de Administração e Contabilidade

ADM 341 – Política Empresarial

Relatório de Gestão da empresa Rocket TV

[pic 5]

Camila Lujambio – 77026

Diretora Presidente

Carlos Eduardo Salgado – 56471

Diretor de Marketing

Diretor de Produção

Severo Mattos – 66218

Diretor Financeiro

Viçosa – MG
2016

 Relatório de Gestão da empresa Rocket TV[pic 6]

Trabalho apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências da disciplina ADM 341 – Política Empresarial, ministrada pelo professor Djair Cesário de Araújo.

Sumário


  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório visa apresentar os resultados obtidos nos três anos fiscais da empresa Rocket TV, a fim de discutir as decisões tomadas pelos diretores da empresa, divulgando os investimentos realizados e os indicadores de resultados demonstrando a transparência, que é um dos seus valores. Sendo assim, este relatório tem por finalidade demonstrar, respeitando a ordem cronológica dos resultados, de que forma foi realizado o trabalho dentro da Rocket TV para o alcance dos objetivos e metas propostos pela direção da organização.

  1. A EMPRESA

  1. A Rocket TV

A empresa Rocket TV é uma indústria de produção e venda de televisores e foi fundada em 2016 pelos sócios e diretores executivos Camila Lujambio, Carlos Eduardo Salgado e Severo Mattos, sendo a primeira Diretora Presidente, o segundo Diretor de Marketing e Produção e o terceiro Diretor Financeiro.

  1. Missão, Visão e Valores

A Rocket TV tem como missão: oferecer televisores de alta qualidade e tecnologia como opção de entretenimento para os nossos clientes.

A sua visão é ser referência na indústria mundial de televisores.

Os seus valores são: qualidade, ética, transparência, respeito ao meio ambiente e excelência. 

  1. Planejamento Estratégico

A fim de atender aos seus objetivos de produção e venda de televisores e crescimento no mercado mundial mantendo-se competitiva, a empresa adotou como estratégia de nível corporativo a conquista e fidelização do mercado consumidor e acionistas. A escolha desta estratégia é justificada pela necessidade da empresa se reafirmar frente ao mercado, tendo em vista que a concorrência neste setor é muito significante, já que possuem pouca diferenciação estrutural.

Dentro desta estratégia, adotou-se outras que são reflexo da estratégia principal:

Manutenção de um fluxo de dividendos contínuos e crescentes anualmente para os acionistas, a fim de trazer um retorno satisfatório para os mesmos e também atrair novos investidores. Para tal, deve-se procurar investimentos que agreguem valor ao patrimônio líquido da empresa, mantendo um crescente número de vendas.

Os diretores executivos firmaram realizar investimentos maiores em Pesquisa & Desenvolvimento, frente às outras opções de investimentos, nos seis primeiros trimestres, para que o produto sempre melhore sua qualidade e tecnologia, aumentando seu valor de mercado, e a partir do sétimo trimestre aumentar os investimentos em Marketing e diminuir em P&D, conquistando e fidelizando os clientes a partir de um produto de alta qualidade, já que os resultados em P&D são de longo prazo, enquanto que de Marketing são a curto prazo.

Adotou-se também a estratégia de utilização de máxima capacidade produtiva, utilizando-se o máximo de horas extras permitidas, que de acordo com o Modelo 1 do EGS é de 150% da capacidade produtiva normal. Esta estratégia será utilizada durante todo o período produtivo no Modelo 1, a fim de alcançar o máximo possível do mercado potencial.

Já a partir do período em que foi adotado o modelo 2, onde permite-se aumentar a capacidade produtiva para até 1,35 vezes, a diretoria executiva definiu que a produção poderá variar de acordo com a demanda prevista para o período através da análise dos indicadores macro econômicos e do desempenho da concorrência.

Tendo-se adotado tais estratégias, pretende-se atingir as seguintes metas:

- Aumento anual na participação no mercado; a Rocket TV pretende terminar o primeiro ano com 25% do mercado, 27% no segundo ano e 30% no final do terceiro ano. A diretoria da empresa acredita que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento podem alavancar, e principalmente fidelizar pela qualidade, o número de unidades vendidas.

- Atender no mínimo 98% do mercado potencial até o fim do 2° ano de atividades, com investimentos constantes, e em escala, na capacidade produtiva da empresa;

- Aumentar a satisfação dos acionistas, e trazer novos, mantendo uma média anual constante de distribuição de dividendos, e crescendo este nível a cada ano proporcionalmente ao acréscimo ao patrimônio líquido;

- Manter-se entre as três primeiras empresas no ranking do cenário até o penúltimo ano, com investimentos adequados e competitivos a fim de que, no último ano, possa conquistar e se consolidar em primeiro lugar, alcançado o maior retorno sobre o investimento.

Portanto, a Rocket TV espera ser uma empresa referência em seu modelo de gestão, na atuação do mercado de televisores.

  1. O MERCADO

O mercado em que a Rocket TV está inserida é o mercado de televisores brasileiros. Este mercado é composto por mais quatro empresas que competem entre si e com a Rocket TV, sendo elas: Sowatch, Tekinnov, TV Like e Inovatech. Todas as empresas possuem planejamento trienal.

O que a Rocket TV busca para se destacar frente a tantas concorrentes que ofertam o mesmo produto, é se diferenciar pela qualidade a um preço justo aliado a uma eficiente gestão estratégica e gerencial.

  1. PRIMEIRO ANO FISCAL
  1. Considerações dos Gestores

A empresa Rocket TV iniciou suas atividades no Período 1 correspondente ao trimestre Julho, Agosto e Setembro e desde então os diretores implantaram o planejamento que foi proposto com a finalidade de alcançar a liderança do mercado, principalmente no quesito Retorno sobre o Investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (396.5 Kb)   docx (227.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com