TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Ensaios: Gestao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Iremos mostrar a importância de uma gestao financeira, fornecendo a melhor administração através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. Isso só acontece devido à falta de controle interno de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado.

Uma das razões esta ligado as decisões financeiras, como investimentos e financiamentos onde se mal analisado seu risco e retorno pode causar serios problemas para a organização. Os orçamentos nos ajudam a organizar nossos gastos e despesas,onde posso ter uma ideia de quanto de materia prima por exemplo vou precisar para o proximo mês e assim controlar meu caixa atraves do fluxo de caixa.

Conceito de gestão financeira

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente no planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A ótica de atuação do setor financeiro se resume em uma integração da obtenção de recursos, utilização destes e por fim controlá-los. Essa integração visão trazer duas respostas a empresa: Controle estável da operação: É essencial que o custo necessário para a operacionalização do negócio (estoque, por exemplo) tenha estabilidade de forma a permitir que os compromissos e demandas não sofram impactos. Rentabilidade: Toda empresa com fim lucrativo deve ter sua atenção voltada para a rentabilidade da operação, caso a empresa não seja rentável não tem porque permanecer operando. Esta análise é realizada, levantada e acompanhada pelo setor de finanças da empresa (independente do seu tamanho ou complexidade)

Assim como todo setor dentro da empresa, a gestão financeira possui objetivos claros, definidos e mensuráveis. Segue abaixo os principais:Permitir que a empresa conseguisse uma boa estrutura financeira e econômica de modo que o curto prazo, o médio prazo e o longo prazo não possuam riscos derivados da má administração financeira. Área de atuação das finanças: A administração financeira pode ser dividida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros. São estas:

Finanças Corporativas

Abrangem na maioria, relações com cooperações (sociedades anônimas).As finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela

Investimentos

São recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com