TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Organizacional

Projeto de pesquisa: Gestao Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar os principais conceitos centralizados na gestão organizacional, priorizando os valores na ética constitucional. Abordando temas relevantes sobre a estrutura organizacional, como ela é acentuada na sociedade com vários tipos diferenciados apresentando vantagens e desvantagens de cada estrutura.

É a partir desse argumento que se desenvolve no primeiro momento o que o presente trabalho caracteriza. A ideia caracteriza-se as áreas funcional da administração encontrada na instituição como as finanças, os recursos, as produções, os recursos humanos e o Marketing. Mostra também os principais beneficios que uma organização pode oferecer aos seus trabalhadores.

No entanto, objeto principal dessa tese, importa mostrar e efetuar a aproximação metodologica, sobre o tema Ética, política e sociedade, conceituando cada uma delas no intuito de definir a importancia dos princípios éticos para a convivência em sociedade e para uma construção justa de cidadania, exercendo valores e conduta éticas. Se buscará encontrar uma definição do espaço de participação do cidadão e seu papel na sociedade, ou seja, qual o método usado pelas entidades de acordo com o ordenamento constitucional visando e aperfeiçoando também quando o assunto é ética na empresa e o resultado quanto à sua conduta.

É imprescidivel aperfeiçoar as ferramentas disponiveis no sistema juridico para formalizar as áreas de economia no setor público expecificando e descrevendo os principais conceitos basicos de macroeconomia. Aprofundando mais ainda quando o assunto é funções econômicas, relacionando e descrevendo os instrumentos de políticas econômicas. Descreve também sobre agentes econômicos que corresponde uma seríe de entidades e instituições onde é possivel reconhecer a homogeneidade de comportamentos.

Os objetivos a que esta tese propõe são o reposicionamento dos papeis Centrais da Gestão Organizacional no desenvolvimento de acões para interesse público, de forma autonoma ou em parceria com alguma entidade.

Esse trabalho insere-se, portanto na sistematização, conceitos centralizados da Gestão Organizacional, ao longo do mesmo estarei abordando as principais formas éticas para um bom desempenho tanto na empresa como na sociedade além de centralizar os fatores fundamentais nas areas de administração e funções de uma instituição. .

Desenvolvimento

Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional: É a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e

recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Stoner, 1992, p.230.

O executivo tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito

funcionamento, além disso, três outras funções básicas fazem parte da sua vida: Planejamento da empresa – objetivos esperados; Direção da empresa - orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades; Controle da empresa – acompanhamento, controle, avaliação dos resultados.

Toda empresa possui dois tipos de estrutura, a formal e a informal.

A Formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu ornograma.

A informal no entanto Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.

São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

As Vantagens da estrutura informal é que ela além de proporcionar maior rapidez no processo; complementa a estrutura formal; Reduz a carga de comunicação dos chefes e motiva e integra as pessoas na empresa.

Dentre as desvantagens destaca-se o desconhecimento das chefias, dificuldade de controle e a possibilidade de atritos entre pessoas tende a ser frequente.

Componentes da Estrutura Organizacional

É um Sistema de responsabilidade, está relacionado a prestação de contas a quem atribuiu responsabilidade constituído por: Departamentalização; Linha e assessoria e especialização do trabalho. A autoridade é Direito de fazer, tomar decisões, dar ordens, dirigir e é constituído por: Amplitude administrativa ou de controle; Níveis hierárquicos; Delegação; Centralização/descentralização.

E por fim o Sistema de comunicações que é a rede por meio da qual as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz é também o resultado da interação das unidades organizacionais sendo constituída por: O que; Como; Quando e para quem.

Para Drucker pode-se considerar mais um sistema da estrutura organizacional. O sistema de decisão – o resultado da ação sobre as informações. Segundo Drucker são necessários três análises para determinar a estrutura organizacional necessária:

1. Análise das atividades;

2. Análise das decisões;

3. Análise das relações;

Na avaliação da estrutura organizacional deve ser feito o levantamento, uma análise uma avaliação e políticas de avaliação de estruturas.

Áreas da Administração

Analisando as áreas da administração e suas funções resulta-se na forma como funciona cada uma delas dentro da empresa.

Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica.Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor.Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento,concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.

As funções da empresa são: Função Técnica; Função Comercial; Função Financeira; Função de Segurança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com