TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão Organizacional

Tese: Tecnologias de Gestão Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Tese  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO: Tecnologias de Gestão Organizacional

Neste tema vamos relatar a qualidade dos produtos e serviços, que pode ser um diferencial nas organizações, consumidores modernos.

Organizações preocupadas em aumentar a competitividade , buscar alternativas para terceirização como economia rentável .

ETAPA 2

Gestão da qualidade total

Também conhecida com TQM, e já mencionada como GQT ou TQC, foi criada entre as décadas de 50 e 80, e teve início a partir dos trabalhos de cinco autores: Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. A partir de então se tornou o sistema de gestão mais famoso e utilizado na indústria, voltado para as necessidades dos clientes a Gestão da Qualidade envolve todas as áreas da empresa num processo de melhoria contínua e faz com que a qualidade seja assunto prioritário nelas. No processo de inserção foi visto o custo da qualidade, estipuladas metas abrangentes como tolerância zero a erros e conceitos de confiabilidade. No início dos anos 80 o então utilizado termo TQC evoluiu para o até hoje utilizado TQM.

A seguir comparação de autores a respeito de TQC e TQM

Campos (1992, p. 193) Define TQC como o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Distribui onze conceitos para formulação do TQC.

Ishikawa (1993) Define que o TQC é uma revolução do pensamento administrativo, sendo classificado em seis princípios.

Juran (2002) A Gestão da qualidade Total é definida como a extensão dos planejamentos da empresa, incluindo o planejamento da qualidade, assim, o elemento básico da gestão de qualidade total é o planejamento. Direciona oito atividades usuais da TQM, dentre elas estabelecer meios para avaliar o desempenho do processo.

Harrington (1997) Define nove pontos básicos da TQM todos fixados já na opinião dos demais autores.

Wood (2004, p.1010 “A prática do TQM, vive um momento delicado. Evidencias praticas demonstram uma lacuna entre as expectativas geradas pelos projetos de implantação e os resultados efetivamente alcançados. Ecos de descontentamento são ouvidos em todo lugar.” Relata segundo a visão de vários autores seis soluções para os problemas mais críticos da aplicação do TQM

TERCEIRIZAÇÃO

A única área de serviços terceirizados na empresa atualmente é a parte de higienização e limpeza, o que possibilitou ao departamento de Recursos Humanos a chance de focar seus olhos no desenvolvimento de competências voltados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa, dispondo seu tempo a programar treinamentos, e capacitação para os colaboradores. Com a terceirização deste trabalho a empresa teve um controle e diminuição dos custos operacionais neste setor, e mais agilidade no trabalho relacionado, assim consegue manter um padrão de qualidade a respeito da higiene e limpeza em geral.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA EMPRESA

A empresa já tem em vista alguns planos de terceirização para serviços, estes, voltados na sua área de mercado, pretende terceirizar os desenvolvedores de um módulo de prestação de serviço chamado DMS – Declaração Mensal de Serviços, que controla entrada e saída de notas fiscais de produtos e serviços em Municípios. Terceirizando o desenvolvimento deste módulo com profissionais especializados na plataforma do sistema a empresa conseguirá se fixar melhor no mercado apresentando um produto de qualidade superior, reduzindo o tempo gasto pelas competências da empresa que já vem fazendo este trabalho com algumas dificuldades. Assim o investimento feito na terceirização seria mais rentável que o gasto tido pela empresa para manter o módulo que foi desenvolvido e está sendo utilizado hoje, reduzindo assim os custos operacionais, pois suas competências podem estar voltadas no desenvolvimento dos demais módulos enquanto o DMS flui com facilidade nas mãos dos profissionais terceirizados, e o retorno com a utilização dos clientes neste módulo compensará cada vez mais esta terceirização. A desvantagem, não tão grande, é que ela irá abrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com