TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional De Uma Loja De Roupas

Artigo: Gestão Organizacional De Uma Loja De Roupas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  6.796 Visualizações

Página 1 de 6

2 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Missão: “Ser uma disseminadora da moda com um empreendimento de altíssima diferenciação, a partir do oferecimento de alta variedade e qualidade na parte de vestuário feminino, com um atendimento personalizado e um sistema de parceria com fornecedores e colaboradores”.

Visão: “Crescer fortemente no mercado varejista até obter a liderança de mercado regional. Expandir a marca e ser diferenciada, primando pela excelência”.

Valores: “Dedicação à completa satisfação das necessidades dos clientes, transparência e honestidade no relacionamento com os parceiros comerciais”.

2.1 FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE

• Nome: Bella Fashion Ltda.

• Fundada em: 02/01/1990

• Ramo de atuação: Comércio varejista

• Tipo de negócio: Comércio varejista de roupas femininas, artigos femininos, roupas íntimas, etc.

• Produtos ofertados: Blusas, camisas, coletes, casacos, jaquetas, malhas e sueters, calça, shorts, bermudas, minissaias, saias, vestidos, macacão, moletons, lingerie, pijamas, camisolas, meias, moda praia, esporte, bolsas e acessórios femininos e beleza feminina.

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Presidente / Proprietário: José Roberto Barbosa;

Diretor Geral: Marco Aurélio de Moura;

Tesoureiro: Tiago Cardoso de Souza;

Gerente de Vendas: Fernanda Stampini da Silva;

Gerente de Compras: Marcia Britto de Lima;

Gerente de Rh: Marcia Moreira Ramos;

Auxiliar Administrativo: Jose Carlos de Lemos

Vendedores: 08 Colaboradores

Operador de Caixa: 03 Colaboradores

Departamento de Limpeza: 02 Colaboradores

Total de Colaboradores da Bella Fashion Ltda.: 20 Colaboradores.

2.3 ORGANOGRAMA

2.4 DEPARTAMENTO FINANCEIRO

O departamento financeiro é responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Isso significa assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos do dia-a-dia, mas também para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento no futuro. Por isso o departamento financeiro é um setor fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, pública ou privada e tenha ou não fins lucrativos.

O departamento financeiro é o setor responsável pelo patrimônio da empresa, elabora e acompanha os fluxos de caixa, orçamentos de investimentos e de despesas correntes, propõe e analisa projetos e ainda mantém contato com órgãos públicos para informá-los sobre questões relativas à empresa.

O responsável pelo departamento financeiro da Bella Fashion LTDA é o Sr Tiago Cardoso de Souza, juntamente com a equipe administrativa ele elabora o balanço financeiro da empresa, o balanço de caixa, as despesas, as receitas, os créditos e os débitos.

De posse dos dados financeiros o Proprietário José Roberto Barbosa decide os investimentos futuros, as novas contratações, compras, etc.

2.5 FLUXOGRAMA FINANCEIRO

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Esta empresa tem em sua estrutura física em uma posição estratégica por estar localizada em um importante ponto comercial da cidade, onde o fluxo de pessoas proporciona ótima visibilidade, sem a necessidade de grandes investimentos em propaganda. Alocando assim estes recursos financeiros em outras frentes como, vitrines amplas, loja arejada e bem iluminada, locais para uma interação vendedor e cliente. Criando um ambiente informal com alto foco nos resultados.

Seu corpo administrativo esta disposta a fim de que todos saibam exatamente qual é o seu papel dentro da organização. José Roberto Barbosa que está neste ramo a mais de vinte anos se destaca como o proprietário e gestor desta empresa, ele em sua gestão busca controlar o fluxo de dinheiro que entra e sai da empresa, bem como os diferentes tipos de vendas, propiciando visão ampla das reais necessidades financeiras da empresa. Por outro lado deixa de estar mais próximo aos clientes e sentir no corpo a corpo a opinião de cada cliente.

Esta é uma tarefa que ele deixa a cargo de sua gerente de vendas, senhora Fernanda Brito da Silva. Moça dinâmica e sempre atenta às tendências e anseios dos clientes, buscando uma melhor interatividade com todos.

Os colaboradores tem um sistema salarial proporcional que busca proporcionar satisfação, competitividade e dinamismo, conferindo aos mesmas participações proporcionais no resultado mensal da empresa.

Conhecendo bem seu material humano, José consegue harmonia, eficiência e eficácia em suas operações de vendas, uma vez que o recrutamento e seleção de funcionários buscou focar além das habilidades de venda de cada individuo seu intelecto, a forma como que cada um agiria em situações que poderiam comprometer o ambiente interno e externo de sua empresa. Certo de que fez a escolha certa, seu José é exemplo a ser seguido por esta e outras gerações.

3.1 PERCEPÇÕES E ATITUDES

A percepção está presente em toda loja, sob responsabilidade do diretor geral Marco Aurélio. Este reestrutura periodicamente o layout da loja, redistribui as mercadorias nas vitrines, decora o ambiente a caráter da época, desenvolve os uniformes dos colaboradores, reproduz em várias caixas de som uma música confortável aos ouvidos do público presente, compra produtos de limpeza que exala um aroma agradável, etc.

Com atitude e criatividade o Sr Marco faz da loja um local agradável, onde o cliente se sente equilibrado em corpo e mente. Estando equilibrado o cliente permanece mais tempo na loja aumentado significativamente as vendas e retorno destes.

3.2 DESEMPENHO

Atualmente a loja tem um bom desempenho, consegue arcar com todas as despesas e gerar lucro.

Mas em determinadas ocasiões ocorre certa dificuldade, pois o mercado é instável e em alguns períodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com