TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao RH

Artigos Científicos: Gestao RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 13

Resenha Critica Recrutamento e seleção de Enfermeiros

O recrutamento e seleção são atividades importantes para a gestão de pessoas, pois através dessas atividades as instituições podem identificar talentos, capacidades e qualificações que possam ser utilizadas como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. O recrutamento mais realizado é o externo,pois trabalhando com técnicas pode diminuir erros. Todos os candidatos convocados pelo o recrutamento passam pelas fases da seleção .Mudanças econômicas, sociais, culturais, políticas atuam sistematicamente num campo de forças produzindo resultados e trazendo incertezas para as organizações (CHIAVENATO, 1999). Dentro deste contexto, conforme evidencia Gil (2008) e Chiavenato (1999) a área de recursos humanos é a que mais sofre mudanças nas organizações. Devido as várias modificações a expressão gestão de pessoas veio para substituir administração de recursos humanos. Por conseqüência, as pessoas não mais são vistas, para alguns autores, como um simples empregado ou funcionário, mas sim como cooperadores e parceiros do negócio.

O recrutamento e seleção são atividades estratégicas de suma importância para a gestão de pessoas. É através de um processo de recrutamento e seleção bem elaborado que as instituições podem identificar talentos (CHIAVENATO, 1999), pessoas capazes e qualificadas que possam ser o principal diferencial para obtenção de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes (CARBONE et al., 2009). Porém, não é preciso só identificar talentos, é necessário a organização possuir uma política e um clima organizacional propício para manter esses talentos ou fonte inovadora dentro da empresa, com a finalidade deles colaborarem para o crescimento da instituição obtendo assim a liderança nesse mercado tão competitivo.

Recrutamento em Hospitais

O recrutamento exerce um impacto muito grande nas políticas de gestão de pessoas. Pois, ao iniciar este processo, cabe ao gestor responsável fazer o levantamento se há necessidade de abertura de novas vagas e por outro lado, identificar o perfil que o candidato deve possuir para assumir o cargo (ALVES, 2007). Segundo Chiavenato (1999) o recrutamento é o meio pelo qual as organizações utilizam para comunicar e divulgar as oportunidades de emprego no mercado. Ou seja, “é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar um determinado cargo dentro da organização”. (CHIAVENATO, 1999, p. 92) Gil (2008) afirma também que o recrutamento é o processo de atração de candidatos com potencial, qualificados e capazes de exercer uma função dentro da organização. Primeiramente, antes de saber como funciona o processo de recrutamento em hospitais é preciso identificar a diferença entre instituições públicas e privadas. A privada é aquela em que seu proprietário ou criador possui os direitos sobre ela e não o Estado. Já a pública é aquela regida por lei, utiliza o capital público e o Estado tem poder sobre ela. Porém, pode existir ainda a mista que é a instituição originada do poder privado com ajuda do governo, a fim de atender as demandas públicas – no caso de hospitais, as demandas do SUS. Desta forma, o processo de atração de pessoas em hospitais públicos é realizado via concurso público. Por outro lado, os hospitais privados, geralmente, utilizam serviços de terceiros ou o gestor responsável para executar as políticas de recrutamento e seleção de pessoas. Quando este procedimento é realizado com base nas normas e rotinas da instituição obtêm maiores resultados, sendo considerado mais ágil e flexível o processo seletivo, atingindo assim as necessidades específicas da organização. (BITTAR, 1996).

Recrutamento Externo

Para Chiavenato (1999) o recrutamento externo é aquele que busca candidatos potencialmente qualificados que estão inseridos no mercado de recursos humanos. Ele se inicia com a entrega do curriculum vitae à organização e utiliza técnicas de recrutamento externo mais utilizadas são: anúncios em jornais e revistas; agências de emprego; contato com escolas e universidades; cartazes; indicações de funcionários e banco de dados. Segundo Mazon; Trevizan (200) e Chiavenato (1999), este tipo de recrutamento traz as seguintes vantagens para a organização: criação de novas idéias; redução de custos; aumenta o nível de conhecimento; renova e enriquece os recursos humanos da organização. Muitas organizações preferem contratar pessoas que acabaram de cursar uma faculdade ou curso técnico, pois esses indivíduos estão cheios de conhecimentos recentes e com muita vantagem de pôr em prática seu aprendizado, dando o melhor de si a fim de atingir os objetivos impostos pela instituição. Por outro lado, as desvantagens são: é mais caro; o tempo de adaptação do funcionário é maior; há dificuldade de adequação a cultura organizacional; afeta a motivação dos atuais empregados; e é um processo mais demorado (MAZON; TREVIZAN, 2000) e (CHIAVENATO, 1999). O recrutamento externo não é feito com poucos candidatos, são vários candidatos disputando uma ou mais de duas vagas disponíveis. A chegada de sangue novo faz com que os funcionários já existentes na organização se sintam ameaçados e desmotivados prejudicando a realização das tarefas. Alguns fu ncionários novos possuem muita dificuldade em executar as funções, pois não apresentam experiências na área de atuação e não conhecem os valores e crenças institucionais. É preciso também muitas formas de anunciar no mercado de recursos humanos a disponibilidade da vaga. Porém, em se tratando de hospital este processo pode ter uma perspectiva diferente em relação ao fato dele ser público ou privado. A maioria das pessoas que buscam fazer concursos públicos são indivíduos que querem ter uma situação financeira estável, o que pode prejudicar no atendimento ao paciente. Já aquelas que passam pelo processo de recrutamento externo em hospitais privados, o gestor responsável para a realização deste processo pode identificar se o profissional possui ou não o perfil adequado para trabalhar com pessoas que necessitam de certo cuidados especiais.

Recrutamento Interno

De acordo com Mazon;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com