TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Social

Ensaios: Gestao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Social - Interna

Responsabilidade Social Interna

A empresa tem como objetivo fazer acontecer o negócio da empresa, e se o ambiente de trabalho é satisfatório, é comum que os resultados sejam melhores. Criar um bom ambiente de trabalho dentro da empresa é uma responsabilidade da empresa, a responsabilidade social interna.

Debastiani e Bitarello (2005) afirmam que uma empresa socialmente responsável caracteriza-se como tal não somente sendo ética e dando condições de trabalho, mas também criando condições internas de satisfação e realização profissional dos colaboradores.

A Responsabilidade Social Interna consiste em proporcionar um bom ambiente de trabalho, motivando os colaboradores para a produtividade e contribuindo para o bem estar da coletividade. São muitas as maneiras de se desenvolver um bom clima na empresa, exemplos disso são os programas de benefícios sociais, vale alimentação e transporte, assistência médica e social, qualificação, participação nos lucros. Há também os programas de voluntariado, onde os funcionários participam e se sentem valorizados por contribuir e ensinar outras pessoas, que talvez não tiveram o mesmo acesso à cultura, estudo, lazer. Onde disponibiliza-se aos funcionários, terceirizados ou não, boas condições para o trabalho aconteça de maneira prazerosa e produtiva, há retorno para o acionista e para todos da organização. O ambiente muda, a empresa muda, os funcionários mudam. Cria-se um clima onde todos se ajudam, a empresa ajuda o funcionário com investimentos no seu quadro de pessoal e os funcionários retribuem esses investimentos com qualidade na produção, satisfação no trabalho, pontualidade, assiduidade, cumprimento de regras, entre outros.

Ainda conforme Debastiani e Bitarello (2005), após o período de industrialização, influenciado pelo capitalismo, a sociedade começa a perceber os prejuízos causados ao meio e ao ser humano enquanto trabalhador explorado pelas empresas. Essa consciência que surge na sociedade faz com que as empresas também mudem. Estamos em uma era onde há retorno positivo para a empresa se ela reconhecer seu colaborador como parte integrante de seu sucesso, é uma vantagem competitiva. O trabalhador passa a se sentir satisfeito se é reconhecido por seu trabalho, e não trabalha meramente por obrigação, como em épocas anteriores, onde o lucro imperava acima de tudo e de todos

Autores como Dejours (1996) afirmam que as organizações, muitas vezes, são lugares que propiciam sofrimento, tédio, desconforto, desespero, entre outros. Tais sentimentos levam o grupo de colaboradores a perderem o interesse pelo trabalho, causando desmotivação.

Já, conforme Vergara (2005), as pessoas se sentem motivados no trabalho por algo em especial, uns por aspectos econômico-financeiros e o que isso possibilita em termos de aquisição de bens e serviços, outros por aspectos de qualidade de vida no trabalho, bem-estar, reconhecimento, amizades, participação em decisões. Se existem aspectos que trazem benefícios, há a motivação no trabalho e a agregação de valor aos negócios da empresa e, consequentemente, aos acionistas.

O grupo de funcionários de uma empresa sente-se motivado quando a empresa atua socialmente. As ações de responsabilidade social e os trabalhos voltados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com