TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Social

Casos: Gestao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas definem a administração a partir de objetivos, decisões e recursos, sendo que a administração é o processo de tomar e por em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle. As decisões resumem os Princípios de Administração (MAXIMIANO 2004).

As funções administrativas são compostas de duas situações, a estática e a dinâmica do Patrimônio. A situação estática verifica-se num determinado momento (balanço). A Situação dinâmica verifica as mutações qualitativas e quantitativas do Patrimônio. Ambos os casos estão ligados à produção de bens e serviços que envolve o planejamento, organização, direção e controle das organizações para que as mesmas tenham condições para atingir o objetivo desejado.

Assim são apresentadas abaixo algumas das principais funções administrativas: (MASIERO, 1996):

a) Planejamento – determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos; (SILVA, 2002).

b) Organização – processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos; (SILVA, 2002).

c) Direção – influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas; (SILVA, 2002).

d) Controle – função que se encarrega de comparar o desempenho atual; com os padrões predeterminados, isto é, como planejado. (SILVA, 2002).

A Teoria da Administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas.

A Teoria da Administração (T.A.) trata do estudo da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular, sendo uma teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente. Ela começou como uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação e foi aos poucos expandindo e ampliando o seu objeto de estudo (CHIAVENATO, 1999).

O teórico que primeiramente caracterizou estas funções administrativas foi o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que tinha como preocupação básica da Administração, metodizar o trabalho do operário, visando melhorar a eficiência do processo produtivo. Segundo essa fase, “administrar é estabelecer e prescrever a maneira pela qual as pessoas devem executar o seu trabalho cotidiano” (DRUCKER, 2002).

Para Taylor, a ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica, feita ao nível do operário e não ao nível da empresa tomada como uma totalidade. É uma abordagem mecanicista por envolver um conjunto de fatores (estudo de tempos e movimentos, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga, estabelecimento de padrões de produção etc.), como se cada um deles determinasse um máximo de eficiência, tal como dentes de uma grande engrenagem (CHIAVENATO, 1999).

Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. E nesse aspecto, todas elas foram bem-sucedidas ao apresentaram soluções específicas para tais problemas.

Nos dias de hoje, todas as teorias administrativas são aplicáveis às diversas situações, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um conjunto de alternativas interessantes para cada situação, assim como deve conhecer conceitos contábeis.

A contabilidade sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões, sendo um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entregam aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

Para os três autores pesquisados sobre o patrimônio, nota-se que os mesmos possuem visões quase iguais sobre o conceito de patrimônio. Demonstra-se que o mesmo é entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro (MARION, 2009). Já Iudicibus (2011) avalia o patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações relacionados a uma pessoa física ou jurídica, de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos.

As pessoas jurídicas podem também contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes: capital social, e capital de terceiros no desempenho de suas atividades.

A empresa ainda no decorrer de suas operações, pode utilizar capital de terceiros, oriundos de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dívidas, salários a pagar, tributos e contribuições a pagar, entre outros. É o passivo exigível. No balanço patrimonial de uma empresa, corresponde à soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) com o passivo exigível a longo prazo (dívidas de longo prazo).

Para que a empresa também possa ter um bom resultado, é necessário que se faça uma análise de mercado, que é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência.

A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação. Há também outros fatores a serem observados: demanda, oferta e equilíbrio de mercado.

Demanda ou procura é a quantidade de bens ou serviços que os agentes econômicos estariam dispostos e aptos a consumir num determinado momento, num determinado mercado por diferentes fatores determinantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com