TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Social

Artigos Científicos: Gestão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando os diversos aspectos referentes à gestão pública no que concernem as suas diversas fases, desde a sua concepção até a implementação das políticas públicas, podemos verificar que o ponto de partida para que possa funcionar essa grande “engrenagem” começa com o planejamento estratégico que é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. É por meio dessa importante função administrativa que os gestores têm condições de juntamente com sua equipe, obter parâmetros para o direcionamento de sua instituição, instituir instrumentos de liderança e assim, ter condições de manter o controle das diversas atividades.

O objetivo desse planejamento é poder dar aos gestores e suas equipe subsídios para que munidos de informações possam tomar as decisões de forma rápida e acertada, atuando sempre de maneira pró-ativa, de modo que possam se antecipar às diversas mudanças que o mercado impõe.

É fato, que o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador concentrando-se excessivamente no ramo operacional, atua somente como um solucionador de conflitos, enquanto sua instituição norteia para rumos incertos, “uma nau sem rumo”. Veremos ainda, como se podem programar políticas públicas de acordo com as reais necessidades e no tempo certo, por meio de análise criteriosa do Planejamento Estratégico Situacional (PES), evitando a armadilha do imediatismo na administração.

O planejamento é um processo feito a partir de uma realidade, de um estudo de uma situação, que deve ser considerado sob o panorama de um conjunto dinâmico de informações durante esse processo. Esse conjunto de informações deverão se constituir em recursos básicos e permanentes para o planejamento da ação, localizando, compreendendo, controlando e prevendo as situações de um modo geral, fornecendo elementos que permita mostrar alternativas de intervenção.

O estudo da situação nada mais é que a reflexão, a compreensão, a explicação e a expressão de causas antes dos dados da realidade em relação ao seu conjunto de aspectos especiais. Os estudos devem ser organizados de uma forma simples e clara para que possa ser confrontado com os dados concretos, operacionalizando os conceitos que foram trabalhados.

A operacionalização dos conceitos é o estabelecimento da relação entre os elementos da situação juntamente com os elementos que não são observáveis. Para operacionalizar os conceitos é necessário observar o objeto de estudo e os fatos a ele relacionados, com a observação de estudo podem-se encontrar diferentes elementos para serem trabalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com