TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Sua pergunta

Ensaio: Gestao Sua pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Ensaio  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital financeiro, físico, humano e organizacional).

Nesse sentido, a administração estratégica de gestão de pessoas deve se focar na (o): Assinale a alternativa correta.

a.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

b.

Aquisição de recursos e competências similares aos da concorrência.

c.

Contestação dos mecanismos de auditoria e controle dos colaboradores.

d.

Substituição de seus colaboradores por profissionais da concorrência.

e.

Desenvolvimento de benefícios e capacidades especificados pelos conselheiros.

0,2 pontos

Pergunta 2

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa não dá certo e não se repete o erro no futuro); pela circunstância (quando se aprende algo ocasionalmente); ou mesmo devido a uma crise (quando há a necessidade urgente de transformação para manter-se ou voltar a ser competitiva). A grande questão é planejar este processo, a fim de que ele possa ocorrer de maneira rápida e sistemática, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, para que ela se mantenha competitiva no cenário das suas concorrentes.

A aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, considere os seguintes aspectos:

I. Devem-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.

II Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência e, o disseminar, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre as pessoas.

III A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca entre as pessoas envolvidas na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.

IV A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos indivíduos que a compõem.

V Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.

Estão corretas as afirmações:

a.

I e II

b.

II e III

c.

III e IV

d.

I, III, IV

e.

II, III e V

0,2 pontos

Pergunta 3

Gerenciar o conhecimento consiste em procurar alinhar a educação dos colaboradores com os objetivos estratégicos do negócio. A necessidade de formular sistemas educacionais competitivos, que incorporem os recursos tecnológicos e os métodos de aprendizagem os quais promovam a transição de aprendizes passivos para profissionais ativos demanda uma forma de aprender mais dinâmica, ativa e participativa e, por sua vez, mais eficaz. Para atingir esse objetivo, as organizações devem: Assinale a alternativa correta.

a.

Reter a informação.

b.

Mudar o foco do cliente

c.

Melhorar a descrição de cargo

d.

Centralizar o conhecimento como fator competitivo

e.

Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

0,2 pontos

Pergunta 4

Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos por gestão de pessoas nesse momento pós-crise, ao menos no Brasil. A ele somam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com