TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Trabalho

Artigo: Gestao Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.457 Palavras (14 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Ao longo do tempo, como revela a história, a sociedade viveu e continua vivendo alterações em todos os âmbitos: político, social, econômico ou cultural. Essas alterações, de certo modo, permeiam a escola, alterando o processo educativo, bem como seus fins e objetivos no intuito de adequar-se às novas demandas sociais. Nesse sentido, faz-se imprescindível compreender a sociedade contemporânea e suas características, para fins de relacioná-la com o contexto educativo escolar.

É uma questão bastante importante que relaciona modernidade e escola, uma está inserida na outra, tanto quanto valores ou modo de operar, ou seja, como a escola vivencia a modernidade, trabalhando assim com suas dinâmicas e códigos próprios dentro da escola.

Conforme diz Bermon, (1986:26) “Resta muito pouco para o homem moderno executar, além de apertar um botão”. Percebe-se que a evolução se deu devido à criação da máquina e tudo o que a envolve, notamos isso quando nos deparamos com os computadores ou qualquer outra máquinas que contém botão; pois sua modernidade vai além do que um simples apertar de botão.

Voltando para o lado da visão social ainda encontra-se a diferença entre a escola particular e a pública. Na pública as relações sociais, se dão mais como um reflexo da sociedade, porque a maioria dos seus alunos é de lares de trabalhadores, cujos pais são empregados e obedecem a um empregador.

Neste contexto esses alunos em seu convívio social são bem diferentes ao tratarem de seus valores culturais e materiais.

Já na particular considerada (burguesa) é um modelo de classe mais abastada e com muito mais privilégios, e a preocupação maior é com o que o dinheiro pode comprar. Muitas são as causas que conduzirão e ainda conduzem a escola a desviar sua função primordial, com isso dificultando a melhoria da qualidade de ensino. A legislação educacional espera que a comunidade faça parte na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola, este que composto por outros visa a formação do homem para o exercício da cidadania.

Defini se que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno, com a finalidade de prepará-lo para ser um cidadão pensante e qualificado para o mercado de trabalho. A escola se depara com múltiplas diferenças cultural, ora moderna, ora pós-moderna.

A escola em seu contexto deve estar atenta para atender a todos e deve mais que tudo ter uma visão de mundo abrangente, considera-se que a escola é a porta de entrada para o mundo do conhecimento.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, proporciona abertura para a escola redefinir suas estruturas, seu projeto pedagógico, seu papel na atualidade.

Conclui-se, no entanto, que a escola deve buscar atingir o que é preciso e inovar, o trabalho coletivo e a participação da comunidade são de extrema importância e de muito valor. A escola tem que se tornar significativa; Devem-se formar alunos críticos e estes devem ser ouvidos quando necessários. Cabe ao professor estar preparados para atender a necessidade do aluno, ao que já está e o que está chegando, e o mais importante para o processo ensino-aprendizagem é a interação: Professor e aluno.

A tarefa da escola

Compreender a missão da escola perante as novas configurações da sociedade torna-se essencial para avaliar a sua tarefa, diante das transformações sociais e culturais e de suas implicações no processo educativo atual.

Desse modo, diante dos processos sociais que se desencadeiam na atualidade, surgem algumas questões que se referem ao processo educativo escolar: qual é o papel da escola? A escola está preparada para formar sujeitos oriundos da sociedade descrita por Bauman? A educação escolar dá conta de compreender esses processos de transformação? Essas questões remetem à reflexão sobre a verdadeira missão da escola frente aos processos de mudança e ao contexto atual que, de maneira geral, recebe as influências das mudanças, passando a adquirir novos pressupostos, novos objetivos, novas concepções. Diante dos temas que perfazem a realidade, a educação é vista como um meio indispensável na constituição da sociedade e passa a ocupar um papel fundamental.

Nestes tempos de mutações profundas e de incerteza acentuada, deve-se investir muito na educação, facilitando assim o emprego, despertando as mentes e as consciências diante dos novos desafios, facilitando o acesso à cultura e reduzindo a exclusão. A educação é o melhor investimento social. (POURTOIS; DESMET, 1999, p. 46).

Sabe-se que, entre outros fatores, pontos, movimentos e tendências, o cientificismo positivista impôs a fragmentação do conhecimento, sustentando a ordem econômica e social da modernidade. Atualmente, não se pode mais conceber que esta fragmentação dê conta de formar e desenvolver o homem na nova ordem social vigente.

Como se vê, muitas transformações têm surgido ao longo dos tempos: as novas tecnologias, as comunicações, a preocupação com o meio ambiente, a produção econômica cada vez mais crescente e diversificada com novos produtos no mercado, demandando novos cursos de capacitação e aperfeiçoamento, entre tantas outras 10 mudanças as quais a escola deve acompanhar e produzir reflexões acerca destes novos elementos. Além disso, a escola, mergulhada neste contexto, não pode ficar alheia às transformações sociais e culturais advindas da sociedade. Mas, pelo contrário, a escola pertence ao meio social e, por isso, sofre as influências do meio. “A escola é uma comunidade. Como parte da sociedade, ela está normalmente estruturada de forma a reproduzir a estrutura social.” (GALLO, 2010, p. 145). Nesse sentido, Bauman destaca que, muitas transformações estão permeando a sociedade contemporânea e essas acabam por invadir todos os contextos, inclusive a escola. O processo educativo escolar, de acordo com as novas estruturas, procura desenvolver um currículo que considera as mudanças e atenda aos novos conceitos, novos pressupostos e novas demandas.

Relacionando os conceitos apresentados, pode-se dizer que a escola, na sociedade sólida, referenciando Bauman, era aquela que educava para toda a vida. A escola era um espaço que tinha como propósito estabelecer a ordem. A formação dos indivíduos era responsabilidade de toda a sociedade, dos governantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com